A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entrou, pela primeira vez, no QS World University Rankings 2022, que reúne 1,3 mil instituições de ensino superior no mundo. Fazem parte da lista 27 universidades brasileiras, 13 a mais do que na edição anterior, sendo a Universidade de São Paulo (USP) a melhor colocada na 121ª posição.

A divulgação, feita no último dia 8, acontece anualmente e é uma das principais avaliações do ensino superior. A UFJF já havia entrado no ranking latino da QS. São avaliadas oito categorias: reputação acadêmica, reputação de empregabilidade, citações por faculdade, proporção de professores por aluno, qualificação de docentes, citação por artigo/trabalho, impacto na web, rede de pesquisa internacional.

De acordo com a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michele Farage, a instituição foi bem avaliada no que se refere à qualificação do corpo docente e à internacionalização das pesquisas. As notas variam de 0 a cem, e nestes critérios, a UFJF atingiu 99 e 71, respectivamente.

“Por outro lado, as métricas relativas ao impacto da instituição no meio científico e no mercado de trabalho denotam a necessidade de se adotarem estratégias direcionadas à divulgação das ações acadêmicas – pesquisa, extensão – e uma política de acompanhamento de egressos”, considerou Michele.

Para a diretora, o fato de a UFJF figurar no ranking é bastante positivo, “sobretudo no atual contexto de dificuldades orçamentárias, com redução expressiva nos recursos voltados à pesquisa e extensão”. A realidade enfrentada pelas universidades federais, que são ainda maioria no ranking, pode ser agravada pelos cortes, além da pandemia que atinge a todos. A própria USP, neste ano, caiu algumas posições na lista. A UFJF está na faixa de colocação entre os 1001 e 1200º lugares.

Segundo o Ranking, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) segue como a universidade número um do mundo por dez anos. Acesse a lista completa: https://www.topuniversities.com/.