“Educação Financeira – Olhares, incertezas e possibilidades” é o novo livro do grupo Pesquisa de Ponta da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lançado pela editora Akademy e organizado pelos pesquisadores Marco Kistemann, da UFJF, e Milton Rosa e Daniel Orey, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). O livro conta com dez capítulos que incluem pesquisas inéditas realizadas por nomes referências na área de Educação Financeira no Brasil e já está disponível  para compra no site da editora

O livro aborda pesquisas científicas com temática de Educação Financeira em diversos contextos culturais, metodológicos e epistemológicos. O objetivo da obra sobre o tema vem em conjunto com a missão do grupo de Pesquisa de Ponta, como conta o organizador Marco Kistemann: “Essa é a missão do Grupo Pesquisa de Ponta UFJF, ou seja, por meio de ações de extensão promover a aquisição de literacia financeira para a população de modo que cada cidadão possa desenvolver autonomia para tomar suas decisões em cenários econômicos diversos”.

Os artigos disponíveis incluem temáticas diversas, abordando o impacto dos contextos sociais, culturais e econômicos para a execução da Educação Financeira, além de dissertar sobre as possibilidades de trazer esse ensino para toda a população. Também “reflete  a ideia  de que é preciso ter muita sensibilidade e ao mesmo tempo muita firmeza para enfatizar a importância da Educação Financeira no Brasil”, como colocado na descrição do livro que já vendeu dois terços dos 500 exemplares disponíveis e já está sendo preparado para a publicação de uma segunda edição.

Pesquisa de Ponta UFJF

Criado em 2011 e vinculado ao Departamento de Matemática da UFJF, é reconhecido nacional e internacionalmente por suas ações de extensão e pesquisa  em Educação Financeira. Seus integrantes e colaboradores lideram as principais pesquisas realizadas na área, artigos publicados e orientações de pesquisas concluídas. Durante o período de pandemia  realizaram palestras on-line abertas ao público sobre o tema.