O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os candidatos que justificaram a ausência na edição 2020 por ter faltado aos dois dias de aplicação também podem conferir se a justificativa foi aceita. As consultas devem ser feitas no portal do Inep na Página do Participante

Caso o estudante tenha as solicitações indeferidas, poderá entrar com recurso entre os dias 14 e 18 de junho. Os resultados dos recursos estão previstos para serem divulgados no dia 25 do mesmo mês. Puderam realizar o pedido de isenção os candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que foram bolsistas integrais durante toda a etapa educacional; estudantes que estão cursando a última série do ensino médio na rede pública, no ano de 2021 e/ou aqueles que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda. Nesse caso, é preciso comprovar a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

Já para justificar a ausência no Enem 2020, o participante deve comprovar a razão pela qual não compareceu ao exame, por meio dos documentos solicitados. Entre os motivos aceitos como justificativa pelo Inep estão: emergências médicas, comparecimento ao trabalho, morte na família, maternidade ou paternidade. Todos os documentos comprobatórios devem estar de acordo com os parâmetros exigidos pelo edital. Os exames, tanto na versão impressa quanto na digital, serão realizados nos dias 21 e 28 de novembro, com questões iguais para todos os inscritos.

Inscrições

A aprovação da justificativa ou da solicitação da isenção não garante a inscrição na edição de 2021 do Exame. Os candidatos deverão realizar as inscrições entre os dias 30 e 14 de julho, por meio da Página do Participante. Para aqueles que não conseguirem a isenção, será cobrada a taxa no valor de R$ 85 que deve ser paga até o dia 19 de julho. Os candidatos que desejam e/ou necessitam de atendimento especial devem realizar o  requerimento entre os dias 30 de junho e 14 de julho. Já aqueles que solicitam o tratamento pelo nome social precisam fazer o pedido entre 19 e 23 de julho.

A nota do Enem é utilizada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) das universidades federais, na seleção de faculdades particulares e para os programas de apoio e financiamento estudantil, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),  50% das vagas são destinadas para o Sisu. A seleção ocorre duas vezes ao ano, geralmente, em janeiro – para cursos com início no primeiro semestre letivo – e, em junho – para cursos com entrada no segundo semestre letivo.

Leia mais

Editais para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).