Com o objetivo de facilitar aos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas de Juiz de Fora o acesso à educação empreendedora, tendo como meta o desenvolvimento das chamadas “Soft Skills”, habilidades que lidam com a relação e a interação entre pessoas e o conhecimento de ferramentas de gestão, teve início, em 2020, o Projeto Empreeduca. Os cursos de educação empreendedora são ministrados por alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Medicina, e também pela coordenadora do projeto e professora orientadora, Priscila Capriles Goliatt.  Atualmente, são atendidos no projeto 38 alunos do ensino fundamental de quatro escolas públicas.

A ideia do projeto surgiu em 2018, junto com a fundação Enactus UFJF, rede internacional sem fins lucrativos que se dedica a inspirar novos líderes a melhorar o mundo por meio da ação empreendedora. Contudo, a inspiração partiu de um projeto de extensão que já era realizado, então chamado de “A ciência que fazemos” em que eram realizadas visitas em escolas públicas para falar sobre empreendedorismo e ensinar aos alunos como ser proativos por meio do ensino empreendedor. Com isso, foi notada a necessidade desse tipo de ensino nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio, tendo assim o início do projeto Empreeduca.

Conhecimento prático e teórico

Dentro do projeto, há uma mistura de conhecimento prático e teórico, com aulas sobre fundamentos do marketing, plano de negócios e persona, entre outros assuntos sobre o tema. Além disso, os alunos recebem mentorias durante os três  meses de duração do curso, e desenvolvem um projeto prático ao longo dele. Com a chegada da pandemia, ocorreu a adaptação para o espaço on-line nas plataformas fornecidas pelo Google e também a oportunidade de testar outros métodos de ensino como, por exemplo, o uso de quiz para interagir e medir o aprendizado dos alunos. No final do curso os alunos frequentes recebem um certificado de conclusão.

Para a aluna da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, Vitória Dias Ferreira Pereira, o curso foi um experiência muito interessante e intuitiva, que mesmo tratando de um assunto difícil conseguiu trazer de forma fácil e clara o tema. “No momento, está me ajudando a ampliar meu conhecimento com o empreendedorismo, algo que eu já queria há um tempo, mas nunca tinha tido a chance de conseguir. No futuro, o Empreeduca vai me ajudar com projetos futuros, me ajudar na procura de vagas de emprego e muito mais.”

E o impacto do projeto vai além dos alunos, o professor de Ciências do nono ano da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, Gustavo Neves, atua como professor embaixador, função na qual acompanha os alunos durante o curso, os  atrai para o projeto e os ajuda quando necessário. Neves ressalta que o projeto o ajudou tanto na parte profissional, ensinando mais sobre como empreender e a lidar com a questão financeira, quanto na parte pessoal, aproximando alunos e professores durante o período da pandemia.

Segundo a mestranda de Engenharia Elétrica na UFJF e projetista do Empreeduca, Luana Oliveira, a  expectativa é que o número de pessoas impactadas diretamente e indiretamente pelo projeto, como família, comunidade, diretores e demais participantes do corpo docente, seja da ordem de 200.

Mesmo recente, o Empreeduca já mostrou excelentes resultados, com uma taxa de retenção, ou seja, a relação de alunos concluintes e o número total de inscritos, de 24%, maior que a média de 13% notada em outros cursos on-line no geral. Com isso, as escolas parceiras do projeto em 2021 subiram de duas para quatro, e os alunos ingressantes no primeiro semestre, que teve início em abril,  já somam 38. Conforme a coordenadora Priscila Capriles, a fila de espera para participar do projeto já é grande e conta também com escolas particulares.

Além disso, o Empreeduca realiza postagens em seu perfil no Instagram, @projetoempreeduca, com curiosidades, recomendações e definições sobre educação empreendedora. O intuito é levar o ensino já presente nas salas de aulas das escolas para quem mais tiver interesse em aprender sobre esse assunto cada dia mais presente na sociedade.

Outras informações: @projetoempreeduca