Nesta quinta, 10, os livros e um projetor foram entregues no Centro Socioeducativo. (Imagem: Nejus)

Se existe um lugar em nós que nenhuma grade ou muro é capaz de aprisionar, este lugar se chama mente. E se depender de uma campanha do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) a cabeça de 70 adolescentes, com idades entre 12 e 18 anos, que cumprem medida socioeducativa em duas unidades da cidade vai permanecer sempre livre. A iniciativa arrecadou cerca de mil livros, a maioria deles didáticos e de literatura. Parte desse material foi entregue nesta quinta-feira, 10.

O movimento “Mentes Livres” é uma ação conjunta entre o Núcleo de Estudos e Extensão Juventude e Socioeducação (Nejus) e a Rede Interinstitucional de Atenção em Socioeducação (Riase), em parceria com estudantes e egressos do campus. A ideia surgiu após visita ao Centro Socioeducativo e à Casa Semiliberdade, locais onde essas equipes desenvolvem atividades.

“Percebemos que os títulos [se referindo ao número de livros] eram poucos e que todos já haviam sido lidos [pelos adolescentes]. Então os estudantes dos projetos se mobilizaram desde o início deste ano para arrecadar os livros”, explica Bráulio Magalhães, professor do Departamento de Direito da UFJF-GV e coordenador do Nejus.

Na avaliação do diretor-geral do Centro Socioeducativo, beneficiado pelas doações desta quinta, o material é muito importantes e vai ajudar a reforçar um projeto de leitura já existente. “É muito importante porque vem incrementar o projeto de leitura da unidade. Esse projeto contribui para o processo de letramento, de alfabetização. Via de regra, os adolescentes da unidade vêm de um histórico de defasagem escolar, muitos deles abandonaram a escola em algum momento da vida, e aqui têm a oportunidade de retomar o processo de escolarização, de formação e de construção de conteúdo e de saber. Nesse sentido, a doação vai contribuir bastante com a formação de novos leitores e, posteriormente, quem sabe, também novos escritores”, comemora Renato Douglas Barbosa Batista.

Além dos livros, o Nejus também mobilizou parceiros para adquirir um novo projetor para a unidade. O equipamento vai ajudar a equipar a sala multimídia do Centro Socioeducativo, onde os alunos assistem a aulas e palestras.

Nesta sexta-feira, quem vai receber as doações de livros é a Casa Semiliberdade.

*Matéria atualizada às 14h45 do dia 11/6 para retificação do número de livros doados, que soma mais de mil e não 700, como inicialmente divulgado no texto