Nesta sexta-feira, 11 de junho, os pesquisadores Alexandre de Almeida e Fábio Chang, do Laboratório de História Política e Social (LAHPS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizarão o debate on-line intitulado “Fontes históricas para pesquisas as direitas: do analógico ao digital”. O evento acontece às 19h30 e faz parte da programação da 5ª Semana Nacional de Arquivos. A inscrição para acompanhar o debate é gratuita e a participação garante certificação. 

Os assuntos abordados por Almeida e Chang envolvem, respectivamente, fontes documentais analógicas e fontes históricas digitais. “O intuito é fazermos uma espécie de linha do tempo, contando como eram produzidos documentos antes da ascensão dos meios digitais e como ocorre a documentação neste âmbito on-line. Pensaremos tanto em similaridades quanto em novidades em relação a esses formatos”, adianta Almeida.

Em sua quinta edição, a 5ª Semana Nacional de Arquivos tem como tema “Empoderando Arquivos”. De acordo com o Conselho Internacional de Arquivos (ICA), essa temática abre espaço para o debate sobre como arquivos, por meio do acesso à informação, atuam no fortalecimento da responsabilidade e da transparência governamental. O intuito do evento é fortalecer o trabalho em rede e discutir como desafiar a teoria e a prática arquivística atual, a fim de torná-la mais diversa e inclusiva diante de diferentes vozes e histórias. 

Outras informações:
Inscrições para o curso “Fontes históricas para pesquisas as direitas: do analógico ao digital”