Em março de 2020, o Restaurante Universitário passou a fornecer as refeições em embalagens de marmitex, para consumo em casa (Foto: Pedro Hiago)

Desde o início da paralisação das atividades acadêmicas presenciais em razão da pandemia de Covid-19, em março de 2020, o Restaurante Universitário do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora passou a fornecer as refeições em embalagens de marmitex, para consumo em casa.

A forma de atendimento utilizada para minimizar o risco de transmissão do coronavírus entre os usuários fez com que, por outro lado, aumentasse o uso de sacolas plásticas utilizadas para carregar o marmitex. Estas sacolas levam cerca de 450 anos para se decompor e quando descartadas inconscientemente podem entupir bueiros e provocar alagamentos, poluir rios e oceanos ou até mesmo serem engolidas por animais.

Para conter o aumento do consumo de sacolas plásticas, o Restaurante Universitário passou a oferecer apenas uma sacola no momento da retirada do marmitex e lançou uma campanha de conscientização junto à comunidade acadêmica, conforme destacou João Paulo Lopes, gestor do contrato da UFJF-GV com o Restaurante Universitário.

“Os usuários podem colaborar ainda mais com a iniciativa. Para isso basta que levem e reutilizem a embalagem para transportar o marmitex: pode ser uma sacola ou bolsa térmica, que protegerá ainda mais a refeição; ou ainda uma vasilha higienizada, para acondicionar o marmitex (o alimento será colocado na embalagem marmitex e esta deverá ser colocada na vasilha). Com simples atitudes, todos podem contribuir para a redução do consumo de plástico”, afirmou.

Durante a pandemia, os usuários podem fazer a retirada dos marmitex no horário do almoço, entre 11h30 e 13h30, com a opção de levar uma a mais para o jantar.