O objetivo é compartilhar as experiências e dificuldades enfrentadas por cada organização e estreitar os laços com a universidade

Representantes de pelo menos seis movimentos sociais se encontram virtualmente nesta sexta-feira, 11, para compartilhar as experiências e dificuldades enfrentadas e para estreitar os laços com a universidade. A atividade acontece às 19h, com transmissão pelo Youtube, e é realizada pelo Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV).

O debate conta com a participação do Coletivo Deck, Movimento do Trabalhadores Sem Terra (MST), Quilombo Ilha Funda, Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), Rede de Produtores Culturais e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). A mediação é da professora Nara Carvalho, do Departamento de Direito.

Segundo Carvalho, “os movimentos sociais são importantes para a articulação de demandas e de reivindicações por mudanças a partir das experiências daqueles que os compõem”. Ainda segundo a docente, “contribuem à construção social mais sensível à realidade das pessoas, que se inserem e se realizam” nesses coletivos.

A expectativa é que através do evento, o CRDH “busque a troca de experiências com representantes dos movimentos sociais da região, reconhecendo e destacando a relevância deles na vivência dos e na luta pelos direitos humanos, sob a convicção de que a democracia se faz na diversidade, mesmo nas atuais adversidades”, frisa Carvalho.

O estudante de Direito Gilberto Bramusse integra a comissão organizadora, e destaca que “em uma região marcada pela disputa agrária [se referindo ao Vale do Rio Doce] e frente aos desmontes em políticas públicas que o governo federal vem realizando é papel da universidade se juntar à luta campesina contra esses ataques”.

Para se inscrever, clique aqui.

Para acompanhar a transmissão, clique aqui.