A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realiza nesta quinta-feira, dia 10, das 9h às 12h, no YouTube, o “Seminário Ações Afirmativas: avaliar para avançar”. O evento, gratuito e aberto ao público, tem por objetivo fomentar o debate acerca da relevância das políticas públicas de ações afirmativas, em especial da Lei nº 12.711, de 2012, a chamada Lei de Cotas.

Siga a Andifes no YouTube.

As ações afirmativas corrigem desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo do tempo, buscando oferecer igualdade de oportunidades a todas e todos, bem como revertem representações negativas e combater preconceitos e discriminações.

Dentre os convidados do seminário, estão  a procuradora federal, Deborah Duprat; a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nilma Lino Gomes; o professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e integrante da coordenação do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis das Instituições Federais de Ensino (Fonaprace), Acácio Sidnei Almeida Santos.  Também participarão do seminário outros coordenadores do Fonaprace e dos colégios de Pró-reitores de Graduação (Cograd), de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Copropi) e de Pró-reitores de Extensão (Coex).

Revisão da “Lei de Cotas”

O diretor de Ações Afirmativas e professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Julvan Moreira de Oliveira, explica que, promulgada em 2012, a “Lei de Cotas” passará por uma revisão. Ele avalia os desafios futuros para a efetiva democratização do ensino de graduação e pós-graduação no país. Confira o vídeo:

Oliveira recorda ainda  a relevância do Movimento Social Negro para a consolidação  Lei nº 12.711/2012 e, em consequência, para o ingresso dos grupos sociais historicamente excluídos nas universidades públicas brasileiras.

Outras informações: Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior