Alcar Nacional 2021 será sediado on-line em parceria com a UFJF (Foto: Canva)

Pesquisadores, profissionais e estudantes de todas as áreas de conhecimento podem submeter trabalhos para o XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia até dia 20 de junho. O evento, também conhecido como Alcar Nacional 2021, será sediado remotamente pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e acontece entre os dias 18 e 20 de agosto. As inscrições para participação também podem ser realizadas on-line e seguem até 23 de julho de 2021.

A edição deste ano tem como tema “#vidasnegrasimportam: racismos, violências e resistências nas dinâmicas do tempo”. A organização do evento, realizada pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), adianta que as reflexões do encontro partem das múltiplas experiências do racismo no Brasil, buscando consciência histórica crítica, articulações de processos de sociabilidade e estruturas sociais raciais com fenômenos e dispositivos comunicacionais. Ao longo do evento, serão debatidas temáticas relacionadas às práticas comunicacionais e midiáticas, bem como suas relações com a construção da memória e da história do campo e com os processos deontológicos que marcam cada uma das áreas envolvidas. 

O objetivo do Alcar Nacional 2021 é reunir investigadores que realizam pesquisas que aproximam os campos da História e da Comunicação, procurando sanar lacunas existentes na historiografia do campo por todo o país. A intenção das instituições realizadoras é proporcionar um ambiente propício para a troca de conhecimento e fortalecer as pesquisas sobre História da Comunicação em todas as suas nuances.

 Grupos temáticos
O XIII Encontro Nacional de História da Mídia possui nove grupos temáticos (GTs): História do Jornalismo; História da Publicidade e das Relações Públicas; História da Mídia Digital; História da Mídia Impressa; História da Mídia Sonora; História das Mídias Audiovisuais; História da Mídia Visual; História da Mídia Alternativa; e Historiografia da Mídia. 

Para os GTs, são aceitos textos de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Estudantes de graduação podem submeter artigos em parceria com seus orientadores. Profissionais e empresários que atuaram como testemunhas ou pesquisaram e reportaram a história da mídia também são convidados a enviar propostas. A divulgação das cartas de aceite será feita até 20 de julho.

O processo de submissão, avaliação e aprovação dos trabalhos não está condicionado à formalização da inscrição no Encontro. No entanto, é necessário que o postulante comprove a realização de sua inscrição e o pagamento da respectiva taxa para que possa participar e apresentar o trabalho no evento, receber certificado de participação e garantir que a produção conste nos Anais do Encontro. Os dois melhores trabalhos apresentados em cada GT serão incluídos no e-book do XIII Encontro Nacional de História da Mídia. Os trabalhos de estudantes de graduação, submetidos em co-autoria com seus orientadores, podem concorrer ao Prêmio José Marques de Melo. 

Outras informações:
Submissão de trabalhos para Alcar Nacional 2021
Inscrição para o Alcar Nacional 2021