O Laboratório de História Política e Social (LAHPS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para o minicurso virtual “Organização de fontes históricas: noções elementares”. Com vagas ilimitadas e gratuitas para estudantes da UFJF, as aulas abordam as técnicas elementares de organização de fontes históricas de pesquisa, apresentando as principais ferramentas conceituais de análise documental, noções de elaboração de banco de dados e preservação de fontes em formatos analógicos e digitais. As inscrições podem ser feitas on-line e as aulas acontecem nos dias 11 de junho, 18 de junho e 2 de julho, sempre de 14h às 16h30.

“Serão abordados instrumentos acessíveis para a organização de acervos particulares de pesquisa, possibilitando a recuperação e a preservação, de forma eficiente, de todas informações necessárias, tanto físicas quanto digitais”, resume o responsável por ministrar o curso, Alexandre de Almeida, pesquisador com experiência em locais como o Acervo Presidente FHC, o Centro de Memória Bunge e o Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Almeida também é integrante do LAHPS, laboratório coordenado pelo pesquisador Odilon Caldeira Neto, que adianta as motivações para ofertar o minicurso: “Notamos a existência de uma demanda sobre pensar uma perspectiva mais metodológica e técnica da pesquisa historiográfica. Mas nosso objetivo, além de fornecer um espaço de interlocução entre pesquisadores e estudantes, também é pensar nas possibilidades formativas nas interfaces da História Política e Social para o público mais amplo. Nossa ideia foi justamente abrir esse diálogo, inclusive, por conta das possibilidades dos meios digitais.”

Os pesquisadores abordam campos comuns em pesquisas que desenvolvem tanto no âmbito do LAHPS quanto do Observatório da Extrema Direita, do qual também são integrantes. “Mais do que um curso de formação de arquivistas e documentalistas, estamos pensando na importância desse processo para o próprio método científico. A formação de cientistas também passa pela criação da metodologia de organização de fontes. A classificação desses documentos é uma etapa complementar importante para a reflexão sobre o material que os pesquisadores reúnem. Com as fontes organizadas, diminui drasticamente o risco de deixar passar alguma informação relevante no processo reflexivo da pesquisa.”

Outras informações:
Minicurso “Organização de fontes históricas: noções elementares”
Laboratório de História Política e Social