O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tornou público o edital de licenciamento da tecnologia denominada “Equipamento e método para detectar e discriminar adições pré-balanceadas no leite”.

A oferta da tecnologia prevê a exploração na modalidade exclusiva dos direitos de uso, produção, comercialização, relacionados à tecnologia de titularidade da UFJF. As empresas ou consórcios interessados em participar da oferta pública devem encaminhar a documentação prevista no item 6 do edital, até 20 de junho, para o e-mail “att.critt@ufjf.edu.br”. Além disso, o edital dispensa licitação das empresas selecionadas, assim como para a contratação das empresas pelas instituições governamentais, o que torna o processo menos burocrático.

A tecnologia

A tecnologia ofertada no edital está depositada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), sob o n° BR 10 2019 007751 4. Trata-se de um equipamento para identificar e discriminar adições no leite, que compreende uma estrutura compacta dotada de uma unidade de medição da condutividade alternada conjugada com uma unidade de medição de crioscopia, ditas unidades de medição de condutividade e de crioscopia, conectadas a um microcontrolador.

A invenção descreve também um método que compreende as etapas de mensurar a corrente alternada da amostra na unidade de medição da condutividade alternada para detectar substâncias iônicas, segue para a unidade de medição da crioscopia e os dados medidos seguem para a unidade instalada no microcontrolador para tratamento dos dados e ajustes das curvas de análise, concluindo sobre a presença ou não de adulteração mista, pré-balanceada, por adições de água com algum reconstituinte no leite em análise.

Acesse aqui a página do edital

Outras informações: (32) 2102 3435 – ramal 204 (Critt-UFJF)

Núcleo de Inovação Tecnológica (critt@ufjf.edu.br)

Dúvidas sobre este edital devem ser enviadas por e-mail, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h.