O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou nesta quarta-feira, dia 2, os editais para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Diferente da edição anterior, os exames, tanto a versão impressa quanto a digital, serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro e trarão questões iguais para todos os inscritos.

É preciso que o candidato se atente a algumas datas importantes para que não perca os prazos. As inscrições devem ser feitas entre 30 de junho e 14 de julho, por meio da Página do Participante, e para aqueles que não conseguirem a isenção, será cobrada uma taxa no valor de R$ 85 que deve ser paga até o dia 19 de julho.

Segundo o edital, para os candidatos que desejam e/ou necessitam de atendimento especializado, o requerimento deve ser realizado entre entre o dia 30 de junho e 14 de julho. Já aqueles que solicitam o tratamento pelo nome social precisam fazer o pedido entre 19 e 23 de julho.

Inscrições: 30/6 a 14/7

Pagamento da inscrição: até 19/7

Pedido de atendimento especializado: 30/6 a 14/7

Pedido de tratamento pelo nome social: 19 a 23/7

Provas: 21 e 28/11

Enem digital

Durante o ato de inscrição no Enem, o estudante precisa optar entre a realização dos exames por meio da versão impressa ou virtual. Ao todo, para a segunda modalidade, serão ofertadas 101.100 vagas. Vale lembrar que a versão informatizada é aplicada nos locais de provas indicados pelo MEC e que não há a possibilidade de fazer a avaliação em casa.

Nesta edição, a versão computadorizada terá adaptações para candidatos com deficiência: prova super ampliada e com contraste – voltada para pessoas com baixa visão -, e locais de aplicação com acessibilidade.

Conteúdo e horários

Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h com o fechamento previsto para às 13h. Os exames começarão às 13h30 e terminarão no primeiro dia às 19h e no segundo dia às 18h30.

No primeiro domingo de realização das provas, 21 de novembro, os candidatos deverão resolver 45 questões de linguagens; 45 questões de ciências humanas; e a redação. Já no dia 28, do mesmo mês, serão avaliados por meio 45 questões de matemática e outras 45 sobre ciências da natureza.

Vale lembrar que, durante as provas, os candidatos deverão usar máscaras e higienizar as mãos com álcool em gel. O não cumprimento das normas inviabiliza a participação dos estudantes no Enem.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf