Em continuidade a campanha de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou o novo cronograma para a imunização dos juiz-foranos. Pessoas com 40 anos ou mais que apresentam comorbidades poderão receber a aplicação de imunizantes contra o vírus no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no sábado, dia 5. Além do atendimento a esses grupos, será oferecida a segunda dose – de coronavac ou astrazeneca – para todos os demais cidadãos imunizados com a primeira e que já tenham cumprido o prazo previsto, indicado no cartão de vacinação.

A modalidade drive-thru acontecerá das 9h às 16h, no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced) – situado na rua José Lourenço Kelmer s/n, Bairro São Pedro. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a UFJF. Apenas residentes no município podem participar da iniciativa.

Para esta fase da vacinação são consideradas comorbidades prioritárias: diabetes; doenças do coração; doenças pulmonares; hipertensão arterial; câncer; insuficiência renal; imunossuprimidos; obesidade grau 3, com Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 40; cerebrovasculares; transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; cirrose hepática; e anemia falciforme. As comorbidades podem ser analisadas no Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Além disso, a lista de comorbidades atendidas neste momento no município pode ser conferida no site da PJF.

Comprovação de comorbidades

Para comprovar comorbidades, os cidadãos devem apresentar atestado médico ou declaração, datada em até 12 meses, informando a situação do paciente. Caso não seja possível, será necessário mostrar a receita de medicamento de uso contínuo usado no tratamento da comorbidade tratada, também datada de até 12 meses. Ainda é possível que seja apresentado algum instrumento atual que identifique o acompanhamento da condição crônica ou comorbidade, como, por exemplo, a carteirinha de pessoa com cardiopatia.

O procedimento para a vacinação é similar ao realizado nos drive-thrus anteriores. É necessário que seja feito o pré-cadastro, exclusivamente, no site da PJF e que o cidadão e/ou acompanhante apresente o formulário para vacinação já preenchido e impresso, deixando em branco apenas o campo “Estabelecimento de Saúde”.

As pessoas que serão vacinadas devem apresentar, ainda, cópia da identidade com foto e o comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em nome do indivíduo, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa a ser imunizada reside no local. Em relação à vestimenta, para agilizar o ato de vacinação, é recomendável que todos compareçam com roupas que permitam a exposição do braço de forma facilitada.

Segunda dose

Para o recebimento da segunda dose, é obrigatório levar o cartão de vacinação entregue no dia do recebimento da primeira. O cartão é um documento que deve ser guardado pela população, pois contém as informações fundamentais sobre a vacina aplicada, a data da aplicação e quem foi o aplicador. As pessoas que tomaram a vacina da Influenza nos últimos 14 dias devem aguardar o intervalo preconizado entre as duas antes de receberem a aplicação dos imunizantes contra a Covid-19.

Outras informações sobre o calendário de vacinação dos próximos dias, assim como, os locais de aplicação dos imunizantes, podem ser acompanhadas no site da PJF.

Ação conjunta

A ação é fruto da colaboração estabelecida entre a Universidade e a Prefeitura. Na UFJF, a campanha, integrada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), é denominada “Juntos contra a Covid-19”. A equipe de Enfermagem para aplicação das doses é composta por mais de 30 integrantes, entre eles professores, estagiários do curso de Enfermagem que já atuam nas unidades básicas de Saúde (UBSs), técnico-administrativos em educação (TAEs) em Enfermagem da UFJF e do Hospital Universitário (HU/Ebserh), e residentes em Enfermagem. A equipe conta, ainda, com a colaboração de professores das faculdades de Fisioterapia e Odontologia da UFJF. A iniciativa é acompanhada pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf