Reunião tem continuidade nesta segunda, 31, quando Conselho discute planejamento de ações para um futuro retorno presencial (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou nesta sexta, 28, norma específica para a realização de revalidação de diplomas de cursos de graduação e pós-graduação realizados no exterior. Além de atender a exigências legais, a norma, hoje aprovada, permitirá à UFJF a adesão à Plataforma Carolina Bori, disponibilizada pelo MEC para os processos deste tipo.

Também foi aprovada resolução que autoriza, em caráter excepcional e por prazo determinado, a matrícula de candidatos aprovados nos processos seletivos da UFJF que ainda não tenham documento comprobatório da conclusão do ensino médio. A medida busca reduzir prejuízos relativos à alteração do calendário escolar em consequência da pandemia da Covid-19.

Os conselheiros ainda aprovaram a indicação dos nomes dos professores Marcos Borges (Faculdade de Engenharia), Marcelo Silvério (Faculdade de Farmácia) e Cláudio Roberto Fóffano (Faculdade de Economia) para o Comitê de Inovação da UFJF, dando continuidade ao processo de implementação à política de inovação aprovada recentemente pelo Consu.

Ainda na reunião, a Auditoria Interna apresentou o Relatório Anual de Atividades (Raint 2020), conforme exigências previstas pela Instrução Normativa n.º 09, de 09 de outubro de 2018.

O último ponto de pauta foi o período letivo suplementar para os cursos de graduação da UFJF, quando autorizado o retorno das atividades presenciais na instituição. A representação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf) solicitou a retirada do tema de pauta, não aprovada pela maioria dos conselheiros.

Os representantes das pró-reitorias envolvidas apresentaram o planejamento das ações a serem realizadas em um futuro retorno presencial, quando as condições epidemiológicas permitirem. Entre elas está o funcionamento de aplicativo de monitoramento e controle dos casos de Covid-19 entre a comunidade universitária, já desenvolvido por professores da Faculdade de Medicina e do Instituto de Ciências Exatas (ICE). A proposta de oferta de semestre suplementar nesse momento teria como foco a realização de aulas práticas nos cursos da área de saúde.

A discussão do tema ficou para esta segunda-feira, 31, quando a reunião será retomada.