A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) definiu, nesta quarta-feira, 26, as novas datas para a realização dos módulos I e II do Processo de Ingresso Seletivo Misto (Pism).  As provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de junho para os candidatos do Pism II e nos dias 10 e 11 de julho para os do módulo I. 

Com a pandemia de Covid-19, as provas destes dois módulos foram inicialmente marcadas para fevereiro juntamente às do módulo III, e depois adiadas para os meses de março e abril. Mas, devido à piora das condições epidemiológicas e à entrada do estado na onda roxa, os dois módulos tiveram que ser novamente adiados. 

Agora, a partir das mudanças nas condições epidemiológicas na região, a Pró-Reitoria de Graduação  (Prograd) decidiu propor novas datas ao Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas da UFJF sobre o Novo Coronavírus. Após analisar o pedido, e todo o contexto que o envolve, o comitê se posicionou de maneira favorável à realização dos módulos I e II do Pism, desde que a situação epidemiológica se mantenha estável e que seja seguido rigorosamente o protocolo de biossegurança aplicado no módulo III, realizado nos dias 27 e 28 de fevereiro.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Cassiano Amorim, a Universidade precisa planejar com bastante antecedência os procedimentos para realização do Pism. “Considerando o cenário epidemiológico estável, há o entendimento favorável à realização das provas. Além disso, a experiência de realização do Pism III contribuiu para aprimorarmos os procedimentos vinculados ao cumprimento dos protocolos de biossegurança.”

As provas do Pism são aplicadas em Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. Por isso, o Comitê recomenda  que a Administração Superior acompanhe o cenário epidemiológico nestas cidades, atentando-se para a possibilidade de sua suspensão se os critérios assim orientarem.

Cartão de confirmação 

O comprovante definitivo – documento que traz as informações necessárias para a realização das provas, entre elas, a data, o local e o horário – estão previstos para serem disponibilizados no dia 16 de junho para os candidatos do módulo II, e no dia 30 do mesmo mês para os estudantes que prestam os exames para o módulo I do vestibular seriado. O documento pode ser consultado na área do candidato no site do Pism.

Para realização da prova, é necessário, ainda, portar algum documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade, Passaporte, Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não serão aceitos documentos digitais nem cópias autenticadas.

Protocolos de Biossegurança

É necessário que o estudante utilize máscara, cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até a saída do local de realização das provas. Aqueles que se recusarem, injustificadamente, a respeitar os protocolos serão eliminados do exame. A medida também é obrigatória para os fiscais e demais envolvidos na organização.

Os candidatos devem utilizar máscaras cirúrgicas, de tecido – com pelo menos duas camadas – ou outras de qualidade superior. Não serão aceitas máscaras de crochê ou tricô e nem transparentes. É imprescindível que os estudantes tenham, no mínimo, uma máscara reserva, assim como um saco plástico para acondicionar a já usada. 

Caso algum candidato apresente desconforto de saúde durante a realização da prova, ele será encaminhado para outro ambiente que possibilite a conclusão do exame.  O estudante deverá levar água para consumo durante o processo, pois não haverá bebedouros disponíveis. A forma de alimentação e consumo de bebidas será orientada pelos fiscais de prova, atendendo aos protocolos de biossegurança.

Nos locais de prova haverá álcool em gel, e as carteiras serão posicionadas com espaçamento de 1,5m entre elas. É importante que os candidatos observem o distanciamento social fora dos locais dos exames, evitando aglomerações e o uso do transporte público em horários de pico. Estão inscritos para o módulo II, 11.829 candidatos e 14.192 para o Pism I.