O compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulados pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), tornou-se um critério para medir o empenho de instituições com a melhoria de indicadores sociais e a redução de impactos ao meio ambiente. Parte desse movimento e em sintonia com a campanha “Sustentabilidade pela vida” da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a iniciativa interdisciplinar ODS Mapeados desenvolve uma ferramenta computacional voltada para a identificação e a adequação de projetos de pesquisa e de extensão da UFJF em relação aos ODS.

Pesquisadores mapeiam mais de 4 mil alinhamentos possíveis entre projetos de IC da UFJF e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Realizada pelo Grupo de Modelagem Computacional Aplicada (GMCA) em parceria com a Diretoria de Imagem Institucional da UFJF, a iniciativa divulgou os primeiros resultados sobre o alinhamento de projetos da Universidade com a Agenda 2030 da ONU. Ao todo, nesta primeira fase, foram analisados 693 projetos de iniciação científica, 603 sediados no campus de Juiz de Fora e 90 no campus avançado de Governador Valadares, segundo dados enviados pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp). A ferramenta considerou que um único projeto pode ser alinhado a mais de um ODS, caso a descrição se encaixe em mais de uma das metas estabelecidas pela ONU.

Segundo a coordenadora do ODS Mapeados e do GMCA, Priscila Capriles, o projeto utiliza ferramentas de inteligência artificial, mais especificamente do campo de Processamento de Linguagem Natural (PLN). Atualmente, a plataforma está passando por um processo de aprimoramento. “Em resumo, queremos, de forma objetiva e dinâmica, construir um banco de dados capaz de processar os textos dos projetos da Universidade e, a partir disso, identificar palavras-chave relacionadas às metas dos ODS, permitindo um alinhamento automático com as metas estipuladas pela ONU que, reforçando, o Brasil comprometeu-se a cumprir até 2030.”

A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF, Mônica Oliveira, afirma que “a Agenda 2030 é considerada um dos acordos globais mais ambiciosos e transcendentes dos últimos tempos, e já beneficia as universidades na medida em que valoriza sua missão, seu impacto na produção de conhecimento e na sua política de pesquisa. A UFJF produz conhecimento científico significativo e inovações tecnológicas para serem implementadas na comunidade global, gerando uma grande contribuição ao desenvolvimento sustentável de nosso planeta. Nós, da Universidade, estamos conscientes desse compromisso.”

O ODS 17 é o que reuniu o maior número de projetos na UFJF (507 no total), sendo voltado para a revitalização da parceria global para o desenvolvimento sustentável. Em seguida, figuram os ODS 9 e 11 – relacionados, respectivamente, à construção de infraestruturas resilientes, à promoção de industrialização sustentável e ao fomento à inovação (somando 390 projetos relacionados na Universidade); e à consolidação de cidades e assentamentos humanos como locais inclusivos, seguros, sustentáveis e resistentes (totalizando 388 projetos alinhados na UFJF). Ao todo, foram constatados 4.243 alinhamentos entre os projetos de iniciação científica da UFJF e os ODS da Agenda 2030.

Alinhamentos entre os projetos de IC da UFJF com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, distribuídos de acordo com área de conhecimento (Fonte: GMCA)

Já analisando por área de conhecimento, a que mais angariou projetos relacionados aos ODS, em geral, foi a de Ciências da Saúde: ao todo, foram 874 alinhamentos possíveis entre os projetos de iniciação científica de Ciências da Saúde com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Em seguida, respectivamente, temos as áreas de Engenharias (745 alinhamentos possíveis), Ciências Sociais (728), Ciências Biológicas (625), Ciências Humanas (583), Ciências Exatas (508) e Linguística, Letras e Artes (180). Abaixo, uma representação visual de todos os alinhamentos entre os projetos de iniciação científica da UFJF, de acordo com cada área de conhecimento.

Representação visual de todos os alinhamentos possíveis entre projetos de IC da UFJF e os ODS da ONU, de acordo com cada área de conhecimento* (Fonte: GMCA)

A pesquisadora Priscila Capriles explica que a consolidação do projeto deve resultar na criação de um repositório institucional que, além do mapeamento dos projetos da UFJF, também será base para a Universidade estabelecer-se como referência no fomento de práticas e de pesquisas relacionadas à inovação e ao desenvolvimento sustentável. A pesquisadora ainda chama atenção para o potencial do projeto em facilitar a colaboração acadêmica e a sensibilização da comunidade científica em relação à Agenda 2030.

“Além disso, várias avaliações nacionais e internacionais estão levando em conta a excelência das ações institucionais em relação aos ODS. Esse projeto será uma forma de facilitar que a universidade registre, em todas as suas instâncias, quais são as iniciativas que relacionam-se com a Agenda 2030, tornando a avaliação institucional mais clara e consistente, ajudando a compreender a distribuição das metas pelas áreas de conhecimento”, aponta Capriles.

Outras informações:
Pós-Graduação em Modelagem Computacional
Contato do Grupo de Modelagem Computacional Aplicada