Termina nesta sexta-feira, 28, o prazo para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 solicitarem a isenção da taxa de inscrição. O Enem é o instrumento de avaliação utilizado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que dá acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O pedido deve ser feito pela internet, na Página do Participante, por meio do preenchimento de um formulário eletrônico. Ainda não há informações no edital do exame quanto ao valor da inscrição, que na edição anterior foi de R$ 85.

Pode solicitar a isenção o candidato que: esteja cursando, em 2021, a última série do ensino médio, em escola pública; cursou todo o ensino médio em escola pública ou em escola da rede privada, com bolsa de estudos integral, além de ter renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo; ou é membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal.

Quem faltou precisa se justificar

Quem teve o pedido de isenção aprovado para o Enem 2020, mas faltou às provas, precisa justificar a ausência, também até a próxima sexta-feira, 28, para ter acesso ao benefício na edição de 2021.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, pede que os candidatos justifiquem a ausência com documentos válidos, como um boletim de ocorrência, por exemplo, caso tenham sofrido algum roubo que os impediram de comparecer à avaliação. Entre as razões aceitas para justificativa, estão: emergências médicas, comparecimento ao trabalho, morte na família, maternidade ou paternidade, ser vítima de acidente de trânsito, entre outras.

Outras informações: Página do Participante