“O imaginário das águas” é o tema da live do Grupo de Pesquisas e Estudos em Africanidades, Imaginário e Educação (Anime) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta terça-feira, dia 25, às 17h30, no YouTube. O evento gratuito e aberto ao público terá como convidada a professora da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Cláudia Maria Ribeiro.

O coordenador do Anime, professor da Faculdade de Educação e diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira, explica que os encontros virtuais do grupo têm por objetivo fomentar reflexões acerca das pesquisas da educação em interface com os estudos da filosofia africana e do imaginário africano, desenvolvidos em África e na Diáspora. “O  Anime também pretende fortalecer os direitos da população negra e as ações educativas no combate ao racismo e às discriminações”, enfatiza Oliveira.

A pesquisadora

Cláudia Maria Ribeiro é professora titular aposentada da Ufla. Cursou pós-doutorado na Universidade do Minho, em Portugal; é doutora e mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Atua como pesquisadora da Mostra Internacional do Cinema Negro; coordena o Comitê Gestor do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil; e já coordenou o Grupo de Trabalho 23, sobre gênero, sexualidade e educação, da Associação Nacional de Pesquisadores em Educação (Anped).

A docente também desenvolve pesquisas e extensão sobre sexualidade, gênero e o imaginário das águas, tendo sido líder do “Grupo de Pesquisa Relações entre Filosofia e Educação para a Sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente” e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Ufla, bem como  coordenadora do Projeto “Borbulhando Enfrentamentos às Violências Sexuais nas Infâncias no Sul de Minas Gerais”.

Siga o Anime nas redes sociais:

Instagram – Facebook – YouTube

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br