Quiz foi desenvolvido para testar os conhecimentos da comunidade acadêmica sobre a UFJF-GV. (Foto: reprodução)

Na semana em que a Universidade Federal de Juiz de Fora recepciona mais de 17 mil estudantes para o início do período letivo, o campus Governador Valadares lança o “Quiz Calouros”, uma plataforma que testa os conhecimentos da comunidade acadêmica sobre fatos importantes da trajetória do campus avançado. Composto por dez perguntas, o Quiz aborda temas como serviços prestados pela Instituição aos estudantes, eventos anuais de pesquisa, competições acadêmicas e outras atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFJF-GV. Podem participar calouros e veteranos da Universidade; basta inserir o número da matrícula – informação necessária para compor o ranking de pontuação dos calouros ao final da ‘competição’.

Segundo a produtora cultural responsável pela iniciativa, o objetivo é manter a tradicional integração da comunidade acadêmica no início dos períodos letivos, mesmo em tempos de distanciamento provocado pela pandemia do coronavírus. “Sabemos como uma boa recepção é importante para que os calouros conheçam melhor a universidade e visualizem algumas das grandes oportunidades que irão ter nos próximos anos. Na impossibilidade de fazermos uma recepção presencial, buscamos, através de apresentações e atividades digitais, apresentar a todos o nosso campus avançado”, explicou Flávia Carvalho. Na ocasião, a servidora complementou reforçando o desejo de boas experiências aos novos estudantes: “Mesmo a distância, queremos dar boas-vindas a cada um e a cada uma que escolheu a UFJF-GV para viver essa fase tão bonita e importante de suas vidas, que é a graduação”.

Para o servidor Henrique Boueri, desenvolvedor do Quiz, a pandemia reforçou o caráter cada vez mais digital da sociedade. “Atualmente, dispomos de sistemas que permitem a comunicação entre os departamentos da universidade e os alunos. Além de sistemas próprios, fazemos uso de sistemas de terceiros para operacionalizar processos que outrora ocorriam presencialmente. Certamente, sem a tecnologia, o funcionamento da instituição, neste momento atípico, seria inviável”. Ele destacou, também, a importância do uso da tecnologia para aproximar jovens e universidade: “Se tem uma língua que o jovem fala é a digital. O Quiz, por essa razão, está situado justamente nesse ‘mundo’ do jovem, introduzindo questões acerca da UFJF, que despertam a curiosidade (já natural do jovem) e contribuem para a identificação entre aluno e instituição”.

O Quiz está disponível para acesso neste link, e pode ser respondido por calouros, veteranos e toda a comunidade acadêmica, a partir desta quarta, 19. Para conhecer mais sobre a UFJF-GV, navegue pelas páginas do portal e descubra as conquistas obtidas nesses oito anos, os cursos ofertados, os serviços promovidos à comunidade, e muito mais. Participe e compartilhe seus conhecimentos sobre o nosso Campus GV!