“O reggae na ilha do amor como identidade negra” é o tema da live do Grupo de Pesquisas e Estudos em Africanidades, Imaginário e Educação (Anime) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta terça-feira, dia 18, às 17h30, no YouTube. O evento gratuito e aberto ao público terá como convidado o professor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Carlos Benedito Rodrigues da Silva.

Os encontros virtuais do Anime têm por objetivo favorecer reflexões acerca das pesquisas da área da Educação em interface com os estudos da Filosofia Africana e do imaginário africano, desenvolvidos em África e na Diáspora. O  Anime também pretende fortalecer os direitos da população negra e as ações educativas de combate ao racismo e às discriminações. A coordenação do grupo de pesquisas é do professor da Faculdade de Educação e diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira

Siga o Anime nas redes sociais: Instagram – Facebook – YouTube

Pesquisador convidado

Carlos Benedito Rodrigues da Silva é doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Mestre em Antropologia Social e Graduado em Ciência Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), da qual é professor titular,  coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab/Ufma) e é líder do Grupo de Pesquisas Ritmos da Identidade. Silva também integra a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN); a Associação Brasileira de Antropologia (ABA); e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); além de presidir o Centro de Estudos do Caribe no Brasil e a Associação Maranhense de Pesquisas Afro-Brasileiras

O docente atua na área de Antropologia, especialmente em Antropologia das Populações Afro-brasileiras, com pesquisas que abordam os seguintes temas: diversidade cultural, relações étnico-raciais e ações afirmativas. O professor também atua como compositor e cantor na área cultural do Centro de Cultura Negra do Maranhão. De suas obras, destaca-se o livro “Da terra das primaveras à ilha do amor: reggae, lazer e identidade cultural”, publicado pela Editora Pitomba.

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br