Cena do filme “Favela é Moda” (Foto: Divulgação)

O forumdoc.mg, itinerância estadual do Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, estreia, nesta edição, a parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) e do Observatório da Qualidade do Audiovisual. A atividade acontece na quarta-feira, dia 19, às 19h, e traz um panorama em torno das estéticas contemporâneas por meio da análise de produtos audiovisuais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário eletrônico.

A programação contará com a exibição on-line e gratuita de dois filmes e debate temático, trazendo um diálogo essencial em torno das estéticas contemporâneas com o longa-metragem “Favela é Moda”, filme mais recente de Emílio Domingos realizado no Rio de Janeiro, em relação com “Fartura”, o novo curta-metragem da Yasmin Thayná, também diretora de um filme marco na cinematografia negra, “Kbela”.

O debate virtual conta com a presença da professora da Faculdade de Comunicação (Facom), Gabriela Borges; com a representante do PPGCom, Júlia Fagioli; e com a membro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Forumdoc.bh, Carla Italiano. Vale destacar que haverá emissão de certificado para os participantes.

Os filmes disponíveis de 12 a 19 de maio podem ser encontrados no site do festival.

Festival

O forumdoc.bh é o festival de cinema que mais edições realizou historicamente em Minas. São 24 anos dedicados ao compartilhamento de filmes, seminários, textos, encontros e pensamentos. Desde 2009, junto a coletivos culturais e instituições de diversas cidades, as ações foram ampliadas geograficamente e passaram a ser apresentadas em diferentes regiões do estado e a um público diverso, por meio do projeto forumdoc.MG. Em 2021, tais ações colaborativas e, em modo on-line, continuaram a expansão dos encontros e dos engajamentos animados por filmes e por novos e antigos saberes, pelas questões que instigam e atividades que mobilizam.

Outras informações: forumdoc.MG

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf