Proatividade, influência positiva, pensamento estratégico, inovação, delegação de tarefas, resiliência, ética, versatilidade. Essas são apenas algumas das características que definem um bom líder em uma busca rápida na internet. Com o objetivo de identificar as competências de liderança dos gestores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) está realizando uma pesquisa com todos os servidores.

Os resultados irão subsidiar projeto piloto do Programa de Formação Continuada de Lideranças na UFJF. “A Progepe vem intensificando suas ações a partir da gestão por competências, a fim de potencializar as ações referentes à gestão de pessoas. Desse modo, ao preparar os gestores, aprimorando suas competências e disseminando conhecimento, temos a expectativa de melhorar continuamente os processos de trabalho. Através dessa iniciativa inédita, a Universidade busca identificar os pontos críticos e oferecer uma formação pontual e efetiva”, defende o pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, Warleson Peres

Coordenada pelo Núcleo de Planejamento, Inovação e Assistência (Nupla), a iniciativa irá mapear as principais necessidades de desenvolvimento de competências dos gestores da Universidade, com base na percepção daqueles que exercem a liderança, como também dos servidores em relação às suas chefias.

Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Renata Faria, essa ação é estratégica e para que ela seja de fato uma ação transformadora, na perspectiva da melhoria do trabalho dos gestores e na condução das equipes, a participação de todos é muito importante. “A Progepe quer ouvir os servidores a partir da posição de liderados e de líderes, fazendo uma avaliação conjunta das respostas, de modo a obter um diagnóstico robusto que norteie nossas ações de formação”, pontua Renata.

As competências de liderança foram adaptadas daquelas definidas como essenciais para o setor público brasileiro pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A proposta é compreender a aplicabilidade dessas competências para o contexto da UFJF, bem como levantar outras que possam ser importantes para a instituição.

Como participar

A pesquisa será realizada por meio de formulário eletrônico, podendo ser respondida até o dia 28 de maio (encerrando-se às 23h59). Os servidores que não possuem cargos de chefia devem preencher este formulário: https://bit.ly/33Dv3Jn.

Os gestores, por sua vez, têm que responder a dois questionários: o de autoavaliação  (https://bit.ly/3y8OZ4L) e o de avaliação de seu superior imediato  (https://bit.ly/33Dv3Jn)

O tempo médio de resposta para cada questionário é de sete minutos. De acordo com a equipe do Nupla, as informações obtidas serão tratadas com sigilo e visam ao planejamento de ações, focadas na melhoria das competências mais críticas. Além disso, a divulgação dos resultados ocorrerá de forma conjunta sem qualquer identificação dos respondentes.

Outras informações: Núcleo de Planejamento, Inovação e Assistência (Nupla)

nupla.progepe@ufjf.edu.br