Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Numa conversa atenta ao passado, ao presente e ao futuro, a segunda temporada do Memorial Podcast chega ao ar entrevistando a historiadora, cientista política e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Heloisa Starling. O programa disponível no YouTube e nas plataformas de podcast é produzido pelo Memorial da República Presidente Itamar Franco e se propõe a debater diferentes aspectos da República com intelectuais reconhecidos no país. 

No primeiro episódio da nova temporada, a estudiosa retoma o passado da gripe espanhola, que assolou o Brasil em 1918, e cria paralelos com a pandemia de Covid-19, que aflige o país no presente. Autora de “A bailarina da morte”, em parceria com a também historiadora Lilia Schwarcz, Heloisa destaca pontos semelhantes e divergentes no combate à crise sanitária.

Especialista na história da República, a autora de “Ser republicano no Brasil colônia” também ressalta a fragilidade da estabilidade política brasileira, citando as 15 tentativas de golpe de estado que contabilizou desde o governo do Marechal Deodoro da Fonseca. “Por mais que se mude o conjunto e os valores das Forças Armadas, tem um problema aí, é uma história recorrente. Essa é uma discussão que precisa ser feita”, avalia a pesquisadora.

Autora, também com Lilia, de “Brasil: uma biografia”, Heloisa defende uma educação que inclua valores democráticos e alerta para a corrosão das instituições brasileiras. “O processo de degradação e de corrosão da democracia brasileira é novo. Todas as vezes em que a democracia foi destruída no Brasil foi à força de golpe de estado. O que vemos hoje é um método de corrosão das instituições democráticas”, pontua a primeira entrevistada da atração que vai ao ar sempre na primeira sexta-feira de cada mês.

Próximos episódios

Entre os próximos entrevistados do programa estão a artista e ativista Preta Ferreira, uma das mais potentes vozes na luta por moradia no Brasil, e os professores do Departamento de História da UFJF, Fernando Perlatto e Odilon Caldeira Netto. Ao término da temporada, em dezembro, será lançado um livro digital contendo as transcrições de todas as entrevistas.

Segundo o diretor do Memorial, Tarcísio Greggio, o programa, ao lado do grupo de pesquisa da instituição, de exposições virtuais e demais eventos, representa “um passo fundamental no sentido de consolidar uma série de iniciativas culturais e educativas desenvolvidas pelo Memorial, sempre com objetivo de aproximar ainda mais o público do nosso espaço, do nosso acervo e de sua finalidade de levar adiante, através do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, seus objetivos institucionais”. 

Para o apresentador e produtor do Memorial Podcast, Mauro Morais, a ação faz parte do interesse da instituição em acessar e fomentar o debate político na casa que preserva o acervo de Itamar Franco. “Trabalhamos com três pilares no Memorial: memória, política e Itamar. É nosso papel, também, promover uma discussão qualificada acerca do país que Itamar governou”, defende o jornalista responsável pelo setor de difusão cultural e educação do espaço.

“Eu diria que o Podcast é uma forma de prolongar, no tempo, uma parte do legado deixado por Itamar, suas preocupações sociais, políticas e econômicas, como se ele ainda estivesse participando do debate público brasileiro. Aliás, esse é um dos maiores objetivos do nosso Memorial da República, que tem como patrono o ex-presidente Itamar Franco, uma figura central não apenas na história política de Juiz de Fora e de Minas Gerais, mas também no contexto mais amplo do processo de redemocratização do Brasil”, conclui Greggio.

Siga o Memorial

Instagram: @memorialitamarfranco
Facebook: /memorialitamarfranco
O Panteão