O crescimento da prática do cheerleading levou o pesquisador Matheus Almeida Souza a analisar os fatores de risco e a prevalência de lesões osteomioarticulares entre os praticantes desta modalidade esportiva no estado de Minas Gerais. Os resultados foram apresentados durante a banca de defesa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-funcional da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCRDF/UFJF) realizada na última quinta-feira, 6.

Orientado pelo professor Alexandre Barbosa, do departamento de Fisioterapia do campus Governador Valadares (UFJF-GV), Matheus percebeu que existem poucas evidências a respeito dos fatores de risco relacionados às lesões entre os praticantes desta modalidade esportiva que exige força, flexibilidade e coordenação.

Os resultados da pesquisa comprovaram a importância do acompanhamento físico dos esportistas ao demonstrarem que mais da metade deles sofreram lesões durante a prática. “São lesões que afetam principalmente membro inferior, havendo um desconhecimento grande destes praticantes sobre os tipos/diagnósicos de suas lesões; quase 70% apresentam dores devido à prática, principalmente em membro superior; e quanto maior o tempo de prática, maior as chances destes indivíduos se lesionarem”, destacou Matheus.

Matheus é um dos cerca de 200 praticantes de Cheerleading em Governador Valadares e pretende em um futuro doutorado continuar a pesquisa na área. “Gostaria de ressaltar a importância de investigarmos os assuntos de forma científica, contribuindo sempre para o crescimento da pesquisa no nosso país, precisamos incentivar cada vez mais o pensamento crítico da nossa sociedade, para que todos possam saber diferenciar informações verdadeiras e de qualidade”.

Graduado em Fisioterapia na UFJF-GV e membro do Núcleo de Investigação Músculo-Esquelética (NIME), Matheus foi recentemente contratado pela UFJF-GV como professor substituto, sendo colega de departamento do seu orientador na graduação e mestrado. “Oriento o Matheus desde a graduação. Foi meu aluno de Iniciação Científica, TCC e agora no mestrado. Ele tornou-se um líder do nosso grupo de pesquisa ao longo desses anos. Trabalhar com ele no mestrado foi muito produtivo. Matheus foi extremamente responsável com sua pesquisa e ainda coorientou diversos alunos de graduação no trabalho de conclusão de curso, em projetos relacionados ao esporte e à saúde do idoso, bem como participou na publicação de quatro artigos adicionalmente ao seu trabalho de mestrado. Recentemente foi contratado pela UFJF como professor substituto no Departamento de Fisioterapia, o que demonstra sua capacidade e amadurecimento. Torço muito pelo sucesso dele em sua trajetória acadêmica”, afirmou o professor Alexandre Barbosa.

Fizeram parte da banca de mestrado que aprovou o trabalho “Correlação entre fatores de risco e prevalência de lesões osteomioarticulares em Cheerleaders do Estado de Minas Gerais”, os professores Diogo Simões (UFJF) e Fernanda Vargas Dias, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).