A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ampliou a lista de profissionais aptos a participar da pesquisa de avaliação sobre a eficácia da vacina BCG contra a forma grave da Covid-19, conduzida em colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Uma vez selecionados mediante entrevista com a equipe científica, os participantes serão acompanhados ao longo de seis meses. A participação no estudo não impede que os voluntários tomem a vacina contra a Covid-19 nos próximos meses. 

Para participar do estudo, os interessados devem ter entre 20 e 50 anos; não devem ter sido infectados pelo coronavírus; não podem ter sido vacinados contra a Covid-19 (nem estejam em iminência de receber a vacinação); não devem apresentar duas cicatrizes da vacina BCG; não podem estar em período de gravidez ou amamentando; não apresentem quadros de diabetes descontrolada ou hipertensão grave; não possuam doenças ou alergias graves; e devem atuar em uma das profissões a seguir: bancário, motorista, cobrador, trabalhador do comércio (lojas e bares), do setor de hotelaria ou do setor de serviços gerais. Também podem se voluntariar pessoas que residem no mesmo domicílio de profissionais dos campos citados acima. 

As inscrições podem ser realizadas on-line, tanto por e-mail quanto por WhatsApp. Referência mundial no combate à tuberculose e obrigatória para crianças recém-nascidas no Brasil desde 1976, a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin) é reconhecida por gerar uma resposta imunológica ampla contra outras infecções, sendo capaz de suscitar ação celular contra organismos como vírus, bactérias e protozoários intracelulares – fatos que motivaram a escolha da vacina para a pesquisa relacionada à Covid-19. 

Durante a primeira chamada do projeto, os participantes foram pessoas que moram com profissionais da saúde ou militares em atividade. “Trata-se de um ensaio clínico e esse tipo de estudo requer um grande número de voluntários pois, quanto mais indivíduos envolvidos, mais representativos são os resultados. Nesse momento, iniciamos a fase dois da pesquisa com perfis distintos de voluntários que acreditamos também serem mais vulneráveis à infecção por coronavírus”, explica a pesquisadora Kézia Scopel, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFJF e integrante da pesquisa.

Passo a passo do estudo
Para ter a participação confirmada na pesquisa, os interessados serão entrevistados e passarão por uma coleta de amostra sanguínea. Dessa forma, a equipe científica confirmará a ausência de anticorpos contra a Covid-19, requisito obrigatório para integrar o estudo. Uma vez aprovados, os voluntários selecionados serão separados, por meio de sorteio aleatório, em dois grupos – um deles receberá a vacina da BCG e, o outro, um placebo. Somente ao final da pesquisa os participantes serão informados sobre qual grupo integraram. 

A participação na pesquisa não impede que os voluntários recebam a vacinação contra a Covid-19, caso a mesma seja disponibilizada durante o período de vigência do projeto; a única exigência é avisar com antecedência os cientistas responsáveis. Caso um participante do estudo apresente sintomas suspeitos de Covid-19, também deve comunicar a equipe científica, que irá orientá-lo e acompanhá-lo durante o quadro da doença.

Outras informações:
E-mail do projeto
WhatsApp do projeto