Vagas são para departamentos de Eventos e de Moradia (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Projeto Buddy prorroga o prazo de inscrições para coordenações dos departamentos de Eventos e de Moradia. Interessados devem preencher formulário eletrônico até a quarta-feira, 12. As entrevistas serão realizadas de forma remota, nos dias 13, 14 e 15 de maio, e o resultado final será divulgado no dia 17 do mesmo mês.

Confira o edital

É importante que os estudantes possuam habilidades de organização e sistematização de informações. Para os interessados em trabalhar no Departamento de Moradia, é preciso que saibam utilizar o Excel e os formulários e tabelas do Google. Já para atuar no Departamento de Eventos, também é fundamental o conhecimento de algumas das ferramentas do Google, como, por exemplo, documentos de texto e planilhas.

Além disso, é indispensável que todos os inscritos estejam cientes do conteúdo do edital e se comprometam a seguir os valores do Projeto Buddy: respeito, proatividade, receptividade, empatia e responsabilidade.

De acordo com a coordenadora geral da ação, Flávia Guimarães, a iniciativa tem funcionado a todo vapor, mesmo não recebendo intercambistas na UFJF. “A Coordenação funcionou desde o início da pandemia, através do trabalho on-line remoto de seus coordenadores, em uma extensa atualização formal de seus documentos e funcionamento. Por isso, o trabalho como coordenador está sendo essencial neste momento de “pausa” do funcionamento normal com os buddies e os intercambistas.”

Como trabalham as coordenações?
A Coordenação de Moradia é responsável por recrutar informações das moradias do corpo acadêmico, estudantil e de funcionários da UFJF que desejam ofertar um local para o intercambista durante a sua estadia no Brasil. “Após essa coleta de dados, as moradias são organizadas e repassadas aos intercambistas. Assim, eles mesmo fazem um contato direto com o ofertante da moradia que desejarem. Atualmente, na pandemia, o trabalho do coordenador de Moradia se dá através da atualização dos documentos e do funcionamento deste departamento”, explica Flávia.

 Já o Departamento de Eventos é responsável pela organização e realização de eventos, viagens e confraternizações que ocorrem semestralmente por meio do Projeto Buddy. Dessa forma, visa facilitar a integração de estudantes estrangeiros na UFJF e proporciona um maior contato com a cultura brasileira. Flávia explica que, além disso, é responsável por montar e organizar o treinamento dos buddies e coordenadores todo início de semestre. “Atualmente, no cenário de  pandemia, o trabalho do coordenador de Eventos se dá através da atualização dos documentos, proposta e organização de eventos para acontecerem no futuro, e do funcionamento geral deste departamento”, acrescenta.

Trabalho na pandemia
Devido à pandemia, as funções do Projeto Buddy foram limitadas, e as coordenações têm trabalhado de forma remota. Com as modalidades de intercâmbio presencial da UFJF, por enquanto suspensas, as principais atividades desenvolvidas pelo Projeto têm sido: atualização das redes sociais e de documentos internos, reuniões on-line entre os membros da coordenação do projeto e planejamento de processos seletivos. 

Flávia aponta que o quadro epidemiológico fez com que a atividade se adaptasse ao novo cenário. “Não estamos com nenhum aluno buddy trabalhando no momento, pois não há intercambistas presenciais na UFJF. Mas a coordenação está cuidando para que todos os detalhes sejam melhorados e formalizados para o momento de os intercambistas e buddies voltarem. No início da pandemia, havia intercambistas na UFJF e buddies selecionados para acompanhá-los. O projeto chegou a realizar alguns eventos de recepção durante as primeiras semanas de aula, mas logo após o início do isolamento, a parte prática precisou ser pausada.”

Projeto Buddy
O Projeto Buddy, inspirado em experiências internacionais, como o programa  Erasmus, tem como objetivo apoiar os estudantes internacionais da UFJF a se estabelecerem em uma nova cultura e auxiliar nos processos burocráticos da instituição. Os buddies que acompanham os alunos estrangeiros são estudantes da própria Universidade que passaram por uma seleção rigorosa para fazer parte da equipe. 

As funções de um buddy são muito variadas e vão desde ser o primeiro amigo do intercambista – uma pessoa de confiança para ele – até ajudá-lo a fazer seu Registro de Estrangeiro, CPF, carteirinha de estudantes, apresentar pontos turísticos da região, entre outros. Também são promovidos eventos mensalmente para interagir e mostrar a cultura do Brasil e da cidade para os intercambistas. A meta do projeto é dar aos intercambistas uma experiência mais proveitosa.

Conheça o Projeto Buddy

Outras informações
Diretoria de Relações Internacionais (DRI)

E-mail: projetobuddy@gmail.com 

Instagram: @buddy.ufjf

Facebook: Projeto Buddy UFJF

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF