O programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPgCAS/UFJF-GV) aprovou na última quinta-feira, 29, a dissertação de mestrado da pesquisadora Thainá Richelli Oliveira Resende que buscou avaliar a eficácia de uma intervenção, baseada na dissonância cognitiva, para reduzir fatores de risco ligados a transtornos alimentares e aumento de aspectos positivos, como a apreciação pelo corpo, a autoestima e comer intuitivo.

Orientada pelo professor Pedro Henrique Berbert de Carvalho, Thainá comparou os efeitos entre jovens universitárias que foram divididas em dois grupos: um que recebeu a intervenção e outro não.

De acordo com a pesquisadora, as avaliações realizadas durante quatro momentos distintos apresentaram resultados surpreendentes. “Percebemos que a intervenção foi capaz de reduzir praticamente todos os fatores que provocam os transtornos alimentares, como a insatisfação corporal, a internalização do ideal de corpo magro e o comer transtornado. Além disso, aumentou a autoestima, a apreciação corporal e o comer intuitivo nas participantes que foram alocadas no grupo da intervenção comparado àquelas que não receberam nenhuma intervenção”.

A avaliação do comer intuitivo foi destacado pela pesquisadora como um fator relevante do trabalho. “Avaliamos o comer intuitivo como desfecho desse tipo de intervenção, o que na literatura científica ainda não havia ocorrido”. Segundo Thainá, comedores intuitivos são aqueles que não seguem regras estabelecidas para se alimentar, apresentam respeito pelo corpo e seguem seus sinais internos para dizer quando e quanto comer.

A banca de mestrado que aprovou o trabalho intitulado “Eficácia de uma intervenção preventiva na redução de fatores de risco para transtornos alimentares e aumento do comer intuitivo, apreciação corporal e autoestima em jovens adultas: um ensaio clínico controlado randomizado” foi composta pelos professores doutores Pedro Henrique Berbert de Carvalho (UFJF-GV), Andréia Cristiane Carrenho Queiroz (UFJF-GV) e Marle dos Santos Alvarenga (USP).

Uma vez mestre, Thainá pretende aplicar o conhecimento na prática clínica através da realização de uma nutrição mais gentil e humanizada. Além disso, aguarda a publicação de um artigo científico, fruto da dissertação, para tentar o doutorado. “Sempre tive o desejo de seguir na área acadêmica, eu gosto muito do ambiente universitário, estou aberta e em busca de oportunidades para seguir esse sonho”, declarou a nutricionista e mestre formada pela UFJF-GV.