*Atualizada em 4 de maio de 2021, às 11h37

Estão abertas as inscrições dos estudantes internacionais das universidades parceiras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para o Global July Program 2021, que acontecerá de 12 a 23 de julho, totalmente em formato digital, devido à emergência sanitária do Covid-19. Nesta edição, serão oferecidos 44 cursos para todas as áreas do conhecimento, de graduação e pós-graduação, em inglês, espanhol, francês, italiano e português para estrangeiros. As inscrições vão até 31 de maio. Para participar, o interessado deverá preencher este formulário. Já para os estudantes da UFJF, as inscrições poderão ser realizadas entre 1º e 30 de junho, aqui incluindo, também, alunos de instituições brasileiras com professores ofertantes, como USP, UFMG, Ufop e Unifor-MG . 

Criado em 2017 pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), o programa reúne estudantes e professores de vários países e coloca a UFJF como um destino interessante no Brasil capaz de oferecer seminários de aprofundamento profissional, estudo e pesquisa em períodos de atividade extracurricular. Com formato pioneiro no país, o programa ofereceu, nas três edições anteriores, 123 cursos para todas as áreas do conhecimento, em seis idiomas, com presença de 54 professores estrangeiros e 967 participantes no total. A edição de 2020 não aconteceu em razão da pandemia. Neste ano, as áreas serão divididas em quatro blocos: Literatura e Artes; Biologia e Saúde; Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas; e STEM (sigla em inglês para Science, Technology, Engineering e Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Versão compacta, mas de excelência

Com a edição integralmente on-line, o desafio será organizar um evento buscando compensar a ausência de interação presencial e focar nos pontos positivos que a versão digital oferece, conforme avalia o diretor de Relações Internacionais da UFJF, Anderson Bastos. “Além, obviamente, da possibilidade de participação no evento em total segurança, temos a expectativa de ampla participação de estudantes internacionais,  justamente pela facilidade logística e financeira que um evento on-line propicia.” A duração do curto também será afetada em função da modalidade remota. “Optamos por uma versão mais compacta do Global July para 2021, realizada em duas semanas e com cursos mais curtos do que usualmente.” Contudo, o diretor garante que a versão compacta trará o mesmo nível de excelência nos conteúdos que serão oferecidos. 

Em sua origem, a estrutura dos módulos de curta duração foi desenvolvida com o apoio de uma instituição americana e inspirada nos cursos de verão oferecidos pela Universidade de Cambridge. Um dos objetivos para a criação do ambicioso projeto é alcançar um alto patamar de internacionalização para a instituição, conforme expõe a técnica-administrativa em Educação da Diretoria de Relações Internacionais, Clarissa Campos, uma das idealizadoras do programa na UFJF. “Para que seja de fato eficaz, abrangente e inclusivo, o processo de internacionalização precisa compreender um sentido muito mais extenso de integração multicultural e multilinguística em dimensões globais dentro do ambiente de educação, de colaboração acadêmica transnacional, de formação de cidadãos globais em um mundo interdependente. Além disso, esse formato digital permite que o nosso campus virtualmente se expanda para o mundo inteiro.”

“Temos a expectativa de ampla participação de estudantes internacionais, justamente pela facilidade logística e financeira que um evento on-line propicia”

Diretor de Relações Internacionais da UFJF, Anderson Bastos

Trocas globais

O professor da Howard University, nos Estados Unidos, Clement Akassi, que participou de edições anteriores, ressalta a importância da internacionalização promovida pelo programa. “O Global July dá uma contribuição significativa ao internacionalizar o conhecimento e o ensino. O que cria um sentido de trocas globais, ali mesmo na Universidade Federal de Juiz de Fora. É uma experiência única na academia ao possibilitar a conexão internacional entre professores e alunos, e entre os próprios professores. Ao longo dos anos, a equipe da DRI tem demonstrado grande capacidade de organização e disponibilidade. Definitivamente, vale a pena e é emocionante fazer parte dessa experiência”, aponta Akassi, que neste ano ofertará curso Pensamientos y Prácticas Womanistas, sobre estudos africanos.

“O Global July dá uma contribuição significativa ao internacionalizar o conhecimento e o ensino”

Professor da Howard University, nos Estados Unidos, Clement Akassi

O aspecto de promoção da interculturalidade e da experiência com outros idiomas que o Global July oferece, é lembrado pela estudante do curso de Farmácia da UFJF e coordenadora do Projeto Buddy que recepciona alunos internacionais na instituição, Flávia Guimarães. “A oportunidade de entrar em contato com conteúdos específicos em outras línguas foi muito importante. Além de aprender os termos específicos de áreas que estudo em outras línguas, pude fazer contato com os professores e colegas que também participaram.” Este aspecto também marcou a experiência da aluna Stéphanie Carias, do curso de Letras da UFJF e membro do Em Rede, projeto de iniciativa discente que realiza atividades de internacionalização. “Estar inclusa em um ambiente com pessoas falando a língua que estudo (espanhol), buscando conhecer mais sobre o tema e assistir aulas de professores que tinham muito a contribuir, mostrando suas pesquisas e experiências, foi muito enriquecedor.”

Os cursos não são obrigatórios e visam também estimular o interesse dos alunos por outras áreas de conhecimento. A italiana Elena Pagni, professora visitante da UFJF, ministrante de cursos no Global July, e que neste ano ofertará La presenza di Socrate nel pensiero del filosofo ceco Jan Patočka, enfatiza outro aspecto relevante na oferta dos cursos que contemplam todas as áreas do conhecimento. “Essa interdisciplinaridade contribui para que os professores pensem os cursos de uma forma abrangente, difundindo o conhecimento sem aspectos limitantes. O evento é também uma oportunidade de aprender com professores estrangeiros, o que abrange também uma visão intercultural sobre um determinado tema, enriquecendo sua abordagem.” Essa visão é compartilhada por Les Keniston, professor da University of Maryland Eastern Shore, nos EUA, e que também participará novamente do Global July e ofertará, neste ano, o curso Teorias e abordagens em neurociências. “Para os alunos, oferece uma oportunidade sem riscos de explorar não apenas novas áreas de estudo, mas novas perspectivas de alunos e educadores de todo o mundo.”

“É uma oportunidade de aprender com professores estrangeiros, o que abrange também uma visão intercultural sobre um determinado tema, enriquecendo sua abordagem”

Professora visitante da UFJF, Elena Pagni

O programa ancorado na universidade brasileira, UFJF, ultrapassou suas próprias barreiras e ganhou o carinho de estudantes e professores também de outros países. “Para mim, o Julho Global da UFJF é um sonho realizado. A importância mais profunda dessa livre troca de idéias é a confiança que ela inspira na humanidade. Como a pandemia nos mostrou com tanta crueldade, precisamos uns dos outros mais do que nunca. Julho Global pode ser a maneira mais fácil que já vi de alcançar um ponto de vista global baseado na interação humana real”, reflete Les Keniston.

Novidade

A novidade deste ano, além da modalidade on-line, é a parceria celebrada com a empresa júnior da Faculdade de Turismo da UFJF, a Inova Rumos, com a finalidade de apresentar aos estudantes internacionais destinos turísticos próximos à cidade de Juiz de Fora, para que seja proporcionado um conhecimento maior sobre o entorno da UFJF, universidade anfitriã.  Assim também como a divulgação da atividade turística que será oferecida quando o Global July voltar a acontecer na modalidade presencial, com destinos que buscam contemplar as diferentes áreas do conhecimento para que possam enriquecer a experiência do estudante no Global July. Como exemplo, teremos as cidades históricas que narram o início da sociedade brasileira – Ouro Preto (MG) e Petrópolis (RJ) -, o Instituto Inhotim, o maior museu de arte contemporânea a céu aberto no mundo que detém um importante acervo da arte brasileira; os Circuitos Caminhos Verdes e Serras de Ibitipoca, sugestiva imersão na natureza e na biodiversidade brasileiras; e o Museu Usina Marmelos Zero, acervo da primeira usina hidrelétrica da América do Sul, construída em 1889, em Juiz de Fora.

O diretor Anderson Bastos deixa um recado para os estudantes das universidades internacionais parceiras da UFJF: “Queremos dar as boas-vindas a estes estudantes e reforçar que, apesar de mais curto do que as versões anteriores, o Global July 2021 está sendo preparado com o mesmo cuidado que nos anos anteriores e que o nosso objetivo é a realização de mais um evento de sucesso e com grandes oportunidades de capacitação em diversas áreas do conhecimento.” Conclui.

Outras informações: Global July Program