“Criança e Educação no Candomblé” é o tema da live do Grupo de Pesquisas e Estudos em Africanidades, Imaginário e Educação (Anime) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta terça-feira, dia 4, às 17h30, no YouTube. O evento gratuito e aberto ao público terá como convidada a Yalorixá (sacerdotisa do Candomblé) e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Denise Botelho.  

O coordenador do Anime, professor da Faculdade de Educação e diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira, explica que os encontros virtuais do grupo têm por objetivo fomentar reflexões acerca das pesquisas da educação em interface com os estudos da filosofia africana e do imaginário africano, desenvolvidos em África e na Diáspora. “O  Anime também pretende fortalecer os direitos da população negra e as ações educativas no combate ao racismo e às discriminações.”

A pesquisadora 

Denise Botelho tem pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É doutora em Educação e mestra em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP), além de especialista em Culturas Negras pela Universidade Cândido Mendes (Ucam). Atua como docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades da UFRP.

Confira o depoimento da pesquisadora em vídeo produzido pela UFRPE em defesa dos direitos humanos e contra o racismo religioso.

A convidada desta semana do Anime também é líder do Grupo de Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde e membro do Coletivo de Acadêmicas Negras Luiza Bairros, ambos da UFRPE.

Siga o Anime nas redes sociais: 

Instagram – Facebook – YouTube

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br