Unidade tem amplo espaço de atendimento com dez clínicas; novos protocolos de biossegurança serão adotados (Foto de arquivo, anterior à pandemia/Luiz Carlos Lima)

Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) os estágios presenciais para os cursos de Jornalismo e para as graduações da área da Saúde, de ambos os campi, estão autorizados desde agosto de 2020, de acordo com a Resolução 33/2020. O entendimento é de que eles são fundamentais para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

As coordenações de estágio dos cursos devem garantir a observância da segurança dos alunos, assim como também devem ser levados em consideração os decretos municipais, estaduais, federais e demais legislações sobre o tema. Neste sentido, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) orienta que os alunos sempre observem as autorizações dentro dessas instâncias.

“Foi o que aconteceu, por exemplo, quando o estado de Minas Gerais decretou Onda Roxa e determinou que apenas estudantes do último período dos cursos pudessem participar de atividades práticas. Isso fez com que fossem suspensos momentaneamente os estágios dos demais períodos até o entendimento jurídico da situação”, explica o pró-reitor de Graduação Cassiano Amorim.

O mesmo se aplica à legislação municipal. Se um curso não é incluído no decreto municipal de atividades autorizadas para aquele contexto epidemiológico, isso inviabiliza a realização de estágio nas unidades da Prefeitura – como aconteceu recentemente com a Nutrição. Segundo o pró-reitor, a Universidade está trabalhando incansavelmente de forma a garantir a melhor formação dos alunos, dentro das condições impostas pela pandemia, resguardando a saúde e segurança de todos.

Clínicas odontológicas reabertas

Nesta segunda-feira, dia 3, a UFJF realiza mais um importante avanço para os cursos de saúde. A Faculdade de Odontologia reabre suas clínicas para os estágios. Vinte estudantes do último período que precisam passar pelo estágio obrigatório ‘intramuros’ para se formarem irão retomar essas atividades. Serão 180 horas a serem cumpridas pela turma, sob supervisão de professores e coordenadores. Eles já começaram os cursos e treinamentos on-line de protocolos de biossegurança no último dia 23.

A coordenadora do curso, Milene de Oliveira, explica que como a turma é pequena foi possível adequar o plano de estágio, seguindo as recomendações da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno). O plano passou por diversas instâncias – Departamento, Conselho de Unidade, Prograd, Comissão de saúde e infraestrutura e Comitê de Monitoramento da Covid – até sua aprovação.

Os alunos foram divididos em seis trios e uma dupla. A dupla fará a etapa de recepção e triagem e cada trio ficará responsável por um paciente, o qual será contatado, agendado e atendido na clínica. A Faculdade de Odontologia possui amplo espaço de atendimento composto por dez clínicas, por isso, é possível agendar um paciente por clínica. A triagem será feita exclusivamente pelos alunos, de forma ativa, ou seja, não é possível neste momento o público marcar as consultas.

“Eles estão prestes a se formarem e entrarem em seus consultórios, por isso, é muito importante que passem pelas clínicas, atendendo os casos dos pacientes e desenvolvendo suas habilidades nos laboratórios”, comentou a coordenadora. A expectativa é de que a turma conclua o estágio no início de junho.

Tramitação burocrática dos estágios

Outro avanço feito pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) recentemente diz respeito ao trâmite para o cadastro dos estágios dos acadêmicos, o que deve garantir maior agilidade aos processos. Agora, as unidades acadêmicas compartilham a responsabilidade por lançar no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) os dados da empresa/instituição que oferece o estágio (concedente), bem como os da própria unidade.

O cadastro inicial do estágio continua sendo feito pelo próprio aluno pelo Siga. A partir dele, o pedido é analisado pela Prograd, que libera os documentos para o aluno baixar. De posse dos documentos necessários devidamente preenchidos, o aluno os encaminha por e-mail para a sua unidade acadêmica. A partir daí o processo é aberto no SEI, onde tramita até sua finalização e lançamento de volta ao Siga.

O coordenador de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação, Edson Faria, explica que o contato direto entre a unidade e as concedentes do estágio é muito mais fácil e célere. Antes dessa modificação, a Coordenação de Estágios na Prograd acumulava a função de resolver entraves, solicitar assinaturas em documentos e outras questões que sobrecarregavam o setor, especialmente no momento de pandemia e trabalho remoto. Faria acredita que processos represados nos últimos meses devem agora ser liberados.