Além dos assuntos debatidos na pauta da reunião ordinária, informe sobre novos cortes no orçamento preocupa administração superior e conselheiros (Foto: Géssica Leine/UFJF)

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou sua reunião ordinária do mês abril nesta sexta-feira, 30, com a apreciação dos seguintes temas: 

Censo dos Laboratórios da UFJF:
A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp)  apresentou aos membros do Consu o Censo de Laboratórios 2021. Realizado pela primeira vez em 2016, o censo permite  conhecer a estrutura e as formas de uso e de acesso dos laboratórios da Universidade. A iniciativa é um importante instrumento de política institucional, que permite o planejamento de serviços de manutenção, a compra racional de suprimentos e o estabelecimento de políticas para as diferentes unidades e áreas do conhecimento. Além disso, possibilita a identificação das expertises, como das necessidades. O formulário do Censo  pode ser acessado mediante login no Siga 3 ou acessando o link disponibilizado na página da Propp.  

Alteração do Organograma da UFJF:
Foi solicitada ao Consu autorização para ajustes no organograma da UFJF para corrigir a estrutura da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra). A proposta encaminhada ao Conselho cria a Gerência de Fiscalização Administrativa de Contratos Terceirizados e a Coordenação de Contratos e Fiscalização passa a ser denominada Coordenação de Contratos. Após o parecer do relator, recomendando os ajustes, o tema foi aprovado por unanimidade. 

Alterações no Estatuto da Auditoria Interna:
O documento apresentado no Consu propõe ajustes no Estatuto da Auditoria, a partir de parecer da Controladoria Geral da União (CGU). O parecer do relator foi favorável e aprovado por unanimidade pelos conselheiros.

Estágio remoto para as licenciaturas:
Por solicitação da Faculdade de Educação (Faced), o Conselho analisou uma proposta de alteração na resolução 64/2020, de forma a permitir aos discentes de cursos de Licenciatura fazer o estágio em modalidade remota. Com o parecer favorável da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), o tema  foi aprovado pela maioria, com uma abstenção.

Banco de Itens do Caed:
Também foi aprovado pela maioria dos conselheiros o projeto de atualização e ampliação do Banco de Itens do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), bem como o desenvolvimento da Versão 3 da Plataforma de Avaliação e Monitoramento do Caed. A análise e aprovação pelo  Consu se deram pelo projeto apresentar – pela própria natureza da pesquisa – uma equipe de trabalho com pessoal vinculado à UFJF em percentual inferior a um terço. 

Apresentação da metodologia de elaboração do PDI:
Foi ainda apresentada aos conselheiros uma proposta de metodologia para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFJF, que deverá vigorar a partir de 2022.  A proposta apresentada inclui a organização dos grupos de trabalho, que deverão ser todos realizados remotamente. Os conselheiros agora podem levar a proposta para discussão em suas unidades e, na próxima semana, retornam, em reunião extraordinária, para discussão e votação do material apresentado.

Informe sobre novos cortes no Orçamento:
Na reunião, o reitor Marcus David informou ainda aos conselheiros que a sanção do Orçamento 2021 pela Presidência trouxe novidades nem um pouco animadoras para a UFJF. Além dos cortes já previstos, e que levaram a Universidade a realizar ajustes duros em suas despesas, o orçamento recebeu novos cortes e um contingenciamento de 15%. Com isso, a UFJF terá cerca de 6 milhões a menos em seu orçamento, elevando o déficit para 13 milhões ao fim de 2021. 

A UFJF é a segunda instituição que mais perdeu recursos com este novo corte orçamentário. De acordo com o reitor, os R$ 4,5 bilhões destinados este ano às universidades representam apenas 40% do que recebiam em 2014. Em sete anos, as universidades perderam 60% dos seus orçamentos.