A edição foi inspirada nos desafios enfrentados pelo SUS para o controle da doença. (Imagem: Konstantin Kolosov/Pixabay)

Seguem abertas as inscrições para a 2ª Mostra Técnico-Científica de Epidemiologia Aplicada à Saúde (EpiMed) do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV). O evento é gratuito e acontece pela internet de 10 a 14 de maio próximo. Mais de duas mil pessoas já se inscreverem para participar das atividades, que este ano têm como foco a evidência científica para a tomada de decisão no contexto da pandemia de covid-19.

Esta edição foi inspirada nos desafios enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o controle da doença, principalmente a prevenção de novos casos e óbitos. Para suprir essa lacuna de discussões, a programação prevê palestras, workshops, painéis e rodas de conversa conduzidas por profissionais com experiência na área de epidemiologia e saúde pública, caso do ex-ministro Alexandre Padilha e do médico, Ph.D em epidemiologia e vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Naomar de Almeida Filho.

O EpiMed é realizado pelo grupo de pesquisa Ciência, Saúde e Sociedade, que reúne pesquisadores da UFJF-GV e das federais do Sul da Bahia (UFSB) e de Uberlândia (UFU). A professora do campus Governador Valadares e coordenadora do grupo, Waneska Alexandra Alves, explica que o objetivo da iniciativa é discutir questões relevantes para o cenário da saúde pública [na primeira edição, por exemplo, realizada no ano passado, foram abordadas as doenças negligenciadas]:

“O tema deste ano é devido às questões divergentes relacionadas principalmente à vacina, ao tratamento e à informação falsa. Então, nós pensamos em um evento que pudesse ter como público-alvo não só os estudantes, mas também os profissionais de saúde e a população, para poder discutir pontos relevantes relacionados ao que existe de estudo científico e de pesquisas por parte de pesquisadores renomados sobre evidências científicas com a covid-19. Enfim, poder discutir os assuntos mais polêmicos e que são importantes para a tomada de decisões e criar um espaço de combate e de enfrentamento às fake news com informação de qualidade”, reforça a docente.

O evento conta com o apoio do diretório acadêmico do curso de medicina, Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (Lasc), das universidades Univale, Unipac e Pitágoras, superintendência regional de Saúde, prefeitura de Governador Valadares e da federação internacional de estudantes de medicina (IFMSA).

As inscrições vão até 7 de maio e podem ser realizadas por meio de formulário disponível no perfil do grupo no Instagram. O evento é destinado a alunos de cursos de graduação e pós-graduação na área da saúde, profissionais que atuam desde a atenção primária até a terciária, ou seja, agentes comunitários, funcionários de UTIs e de atendimento altamente especializado. Mas todos que se interessam pelo tema também podem se inscrever.

A mostra vai conferir certificado de 20 horas aos participantes que assistirem a 100% da programação.

Curso de saúde baseada em evidência
Durante a mostra acontece também o primeiro curso de saúde e medicina baseada em evidência. Com carga horária de 10 horas e certificado, a atividade é promovida pelo Diretório Acadêmico Vinícius Vieira (DAVV). Para inscrições e mais informações, basta acessar o perfil do diretório no Instagram. Ao contrário do EpiMed, em que todas as atividades são gratuitas, o curso cobra um taxa de manutenção de R$20. A inscrição nesse curso não é obrigatória para a participação na mostra.