Etapa acontece de maneira remota e é obrigatória para efetivação da matrícula

Os candidatos aprovados para o primeiro semestre de 2021 pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e também pelo Vestibular do curso de Música que já fizeram sua pré-matrícula on-line têm até às 23h59 desta sexta-feira, 30 de abril, para enviar a documentação necessária para a matrícula na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Esta etapa, que é obrigatória, também deve ser feita de maneira remota. 

Orientações
Para acessar o sistema de envio de documentos para a matrícula, o candidato aprovado deve acessar a página do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), clicar em “Meu primeiro acesso” e realizar o passo a passo: digitar o CPF no Passo 1 – campo “Login”; e clicar em “Receber código”, que será enviado para o e-mail informado na pré-matrícula.

Após receber o código, é preciso informá-lo, no Passo 2 – “Digite abaixo o código recebido” – e clicar em “Confirmar código”. O candidato então deve criar uma senha e clicar em “Envio de documentação para a matrícula”, informando usuário (CPF) e senha (criada no passo anterior). 

Depois que o primeiro acesso for feito e a senha criada, se o ingressante precisar novamente entrar no sistema de envio da documentação para a matrícula, basta acessar o Siga; clicar em “Enviar documentação para a matrícula”; informar Usuário (CPF) e Senha. 

O candidato deverá ler atentamente os termos da matrícula, preencher os formulários on-line solicitados e fazer o upload de todos os documentos dos anexos do Regulamento de Matrícula da UFJF, conforme o seu grupo de ingresso. 

Os formatos de documentos aceitos são png, jpg, jpeg e PDF; o limite de tamanho para cada documento enviado é de 3MB. Para escanear por meio de celular, a Universidade recomenda o uso de aplicativos como o CamScanner, Adobe Scan, ou outro da preferência do ingressante. Todas as informações contidas nos documentos devem estar legíveis, sem rasuras ou cortes. 

Editais de reclassificação
Os candidatos aprovados sem indicação de semestre (“aguardar chamada”) devem acompanhar todos os editais de reclassificação do primeiro semestre, conforme o cronograma de reclassificações, e, caso não sejam convocados, devem consultar o Edital de Convocação do segundo.

Os candidatos aprovados para o segundo semestre também devem consultar o Edital de Convocação do segundo semestre. A pré-matrícula on-line só será realizada após a convocação.

Confira todas as orientações para o envio da documentação.

Outras informações
Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)