A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibilizou um formulário on-line para registro e detalhamento dos laboratórios da instituição. O cadastro é obrigatório e será uma condição para participação em futuros editais institucionais. O prazo para o preenchimento é de 30 dias e, para acessar o formulário, é necessário estar logado no Siga

Distribuição de laboratórios da UFJF de acordo com áreas de conhecimento (Fonte: Censo de Laboratórios 2016)

Devem ser cadastrados todos os tipos de laboratório, incluindo os de ensino de graduação, pós-graduação, educação à distância (EAD), pesquisa e extensão com interface em pesquisa. Além de integrar a política de transparência da Universidade, os dados coletados, pelo potencial de atender a diferentes demandas, também enriquecem o trabalho de diferentes setores, desde a Propp até a Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) e a Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi). Os dados do censo anterior, realizado em 2016, estão disponíveis on-line, contabilizando 244 laboratórios na UFJF.

“Conduzir um levantamento como esse é o estabelecimento de um marco de inovação dentro da Universidade e, somado aos demais esforços para mantermos nossas políticas de incentivo, mostra claramente a direção que UFJF caminha: no sentido de consolidar-se como um instituto de pesquisa e de interação com a sociedade a partir do desenvolvimento e compartilhamento de conhecimento e inovação”, avalia o reitor da UFJF, Marcus David.

A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Oliveira, complementa: “Com nossos parceiros institucionais, estamos identificando e cruzando nossas competências. Precisamos perceber as lacunas e as tendências para, então, planejar e promover incentivos, principalmente nesse contexto de exiguidade de recursos. Mais ainda, estamos planejando ações e metas para submissão de propostas em futuros editais de forma mais integrada e robusta – e também para quando estivermos em condições de fomentar ações por meio de investimentos próprios, como já fizemos anteriormente.”

Passo a passo para acessar o formulário
O formulário é preenchido somente mediante login no Siga 3. Uma vez logados, os pesquisadores têm duas opções de acesso ao documento: usar este link direto ou, dentro do sistema, clicar, nesta ordem, em “Eventos”, “Acessar Eventos” e “Cadastro de Laboratórios – PROPP/UFJF”.

Como o formulário pode ser submetido somente uma vez devido a limitações técnicas, a orientação oficial para os responsáveis por mais de um laboratório é solicitar o apoio de técnicos administrativos ou outros docentes da unidade para auxiliá-los em envios subsequentes.

Importância junto ao MCTI e ao CNPQ
O registro de laboratórios multiusuários no Censo da UFJF também possibilita a vinculação dos mesmos à Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), bem como ao diretório de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Por meio da PNIPE, é facilitado aos pesquisadores o acesso às demais infraestruturas de pesquisa em todo o país, fomentando possíveis parcerias com institutos científicos ou cooperações junto a empresas nacionais. O diretório de grupos de pesquisa do CNPq apresenta funcionalidade semelhante, uma vez que também promove o intercâmbio de informações entre pesquisadores, além de reunir uma base de dados que preserva a memória da atividade científico-tecnológica no Brasil.

Outras informações:
Link direto para o formulário (acessar após entrar no Siga)
Censo de Laboratórios 2016