Serão seis cerimônias, com transmissão ao vivo pelo canal da UFJF no Youtube (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Cerca de mil estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) colam grau nesta quarta e na quinta-feira, dias 28 e 29. As solenidades são divididas em seis cerimônias, reunindo os dois campi, de forma on-line, sempre às 14h, 16h e 18h. A transmissão ao vivo pode ser acompanhada no canal da UFJF, no Youtube.

Os formandos são do segundo semestre de 2020 e foram inscritos para a Colação de Grau pelos coordenadores de curso. Segundo o representante da equipe de Cerimonial, Bruno Ribeiro, os links para acesso à plataforma em que serão realizadas as eventualidades já foram enviados e os estudantes devem ficar atentos ao recebimento.

“Quem não recebeu o e-mail e está apto a colar grau, pode entrar em contato com a Central de Atendimento (CAT) para que o link seja repassado. Vale destacar que, nesta edição, a plataforma utilizada será a Butter”, diz Ribeiro.

O coordenador da CAT, Mauro Leopoldino, explica o procedimento, caso o estudante não receba o link. “Inicialmente a pessoa deve verificar as pastas spam/lixo eletrônico do seu e-mail e conferir se há alguma mensagem enviada pelo endereço eletronico faleconosco@ufjf.edu.br. Caso, ainda assim, não localize a mensagem, deve entrar em contato pelo WhatsApp da CAT (32) 2102-3911, informar seu nome completo e solicitar informações sobre a Colação de Grau remota.”

Transmissão
Devido à natureza da solenidade, não há limite de convidados e os familiares e amigos podem acompanhar o evento por meio da transmissão ao vivo. É recomendado que os formandos acessem a plataforma com uma hora de antecedência para que sejam feitos testes de áudio e vídeo. Além disso, o Termo de Colação de Grau deve ser assinado no Sistema de Gestão Acadêmica (Siga). Junto ao link para acesso à plataforma, é possível encontrar um tutorial explicativo de como o ato deve ser realizado.

Diante do cenário pandêmico, a UFJF não entregará os diplomas aos concluintes na data da Colação. Segundo Leopoldino, os estudantes dos cursos presenciais do campus sede, podem, a partir da próxima terça-feira, 4 de maio, acessar o banner na página inicial da CAT e agendar a entrega dos diplomas. “Lembrando que a retirada por terceiros somente pode ser realizada mediante a apresentação de procuração com firma reconhecida e cópias dos documentos de identidade do outorgado e outorgante.”

Já em Governador Valadares, após a chegada dos diplomas no município, os estudantes serão informados para que possam retirar os comprovantes na CAT. Caso seja necessário, haverá agendamento de horário.

Confira dias e horários das Colações de Grau

cerimonial@ufjf.edu.br

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial