Ação também aplicará segunda dose em idosos já imunizados pela primeira (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Neste sábado, 24, a campanha de vacinação contra a Covid-19 avança e possibilita que idosos com 62 anos ou mais tenham a oportunidade de receber a primeira dose do imunizante no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Além desse público, também será aplicada a segunda dose da vacina para os cidadãos que já receberam a primeira.

A modalidade drive-thru – vacinação dentro dos automóveis – acontece das 9h às 16h, no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced). A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a UFJF. Apenas residentes no município podem participar da iniciativa.

62 anos ou mais

O procedimento para a vacinação dos idosos com 62 anos ou mais é o mesmo realizado nos drive-thru anteriores. É necessário que seja feito o pré-cadastro, exclusivamente, no site da PJF e também é importante que o idoso ou acompanhante apresente o formulário para vacinação já preenchido e impresso, deixando em branco apenas o campo “Estabelecimento de Saúde”.

Os idosos devem apresentar ainda cópia da identidade com foto e o comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em nome do idoso, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa a ser imunizada reside no local. Em relação à vestimenta, para agilizar o ato de vacinação, é recomendável que todos compareçam com roupas que permitam a exposição do braço de forma facilitada.

Segunda dose

Para o recebimento da segunda dose, é obrigatório levar o cartão de vacinação entregue no dia do recebimento da primeira dose. O cartão é um documento que deve ser guardado pela população, pois contém as informações fundamentais sobre a vacina aplicada, a data da aplicação e quem foi o aplicador.

As pessoas que tomaram a vacina da Influenza nos últimos 14 dias devem aguardar o intervalo preconizado entre as duas antes de receberem a aplicação dos imunizantes contra a Covid-19.

Outras informações sobre o calendário de vacinação dos próximos dias, assim como, os locais de aplicação dos imunizantes, podem ser acompanhadas no site da PJF.

Ação conjunta

A ação é fruto da colaboração estabelecida entre a Universidade e a Prefeitura. Na UFJF, a campanha, integrada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), é denominada “Juntos contra a Covid-19”. A equipe de Enfermagem para aplicação das doses é composta por mais de 30 integrantes, entre eles professores, estagiários do curso de Enfermagem que já atuam nas UBS, técnico-administrativos em educação (TAEs) em Enfermagem da UFJF e do Hospital Universitário (HU/Ebserh), e residentes em Enfermagem. A equipe conta, ainda, com a colaboração de professores da Faculdade de Fisioterapia e Odontologia da UFJF. A iniciativa será acompanhada pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf