“Um título inédito para a cidade – o maior da história dos esportes coletivos – vem pautado na ciência”. Dessa forma o diretor do JF Vôlei e professor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Maurício Bara, descreve a conquista, de forma invicta, do título da Superliga B de Vôlei Masculino. Na final, a equipe venceu o Brasília, nesta segunda-feira, 22, por 3 sets a 2.

Campeã da Superliga B, equipe conta com apoio de projeto de extensão da Universidade (Foto: Douglas Magno/Assessoria JF Vôlei)

O JF Vôlei conta com o apoio do projeto de extensão “Voleibol UFJF: Núcleos de formação esportivo-sociais”, da Faefid, coordenado pelo professor. Um dos objetivos da iniciativa é fomentar a prática esportiva entre crianças e jovens de escolas públicas da cidade, por meio de núcleos de formação de atletas. “O projeto dos núcleos é uma prioridade nossa; assim que voltarmos às atividades presenciais. A gente quer dar muita ênfase no número de crianças atendidas e fazer cada vez mais jovens jogarem voleibol e terem uma oportunidade diferente na vida. Transformar a vida das pessoas é o grande objetivo de todo esse projeto.”

O JF Vôlei funciona como uma espécie de laboratório associado às pesquisas acadêmicas realizadas por alunos da UFJF, da graduação ao doutorado. “A gente tem uma uma série de estudantes que fazem suas coletas de dados e estão gerando inúmeros artigos científicos relacionados a atletas da equipe. Nos últimos anos, esses trabalhos vêm beneficiando todos os envolvidos nessa cadeia acadêmica. Há uma relação entre extensão e pesquisa com muita qualidade; vários artigos internacionais já foram publicados por alunos da Universidade com dados coletados no JF Vôlei”, conta Bara.

Além do projeto de extensão, a UFJF mantém um convênio com a Associação de Ensino e Pesquisa em Esporte e Lazer de Juiz de Fora (Asepel), responsável pela gestão do JF Vôlei. “É uma parceria muito importante, que leva o voleibol a cerca de 150 crianças, gratuitamente.”

A equipe deve voltar aos treinos no mês de julho, quando iniciam-se os preparativos para a disputa da Superliga A 2021/2022, sem data definida para começar.