A capacitação é destinada a estudantes e profissionais que atuam na área de saúde

Estão abertas as inscrições para o curso de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos provenientes de estabelecimentos de saúde. A capacitação é destinada aos profissionais que atuam nessa área e também a estudantes. As vagas são limitadas, e os interessados têm até o dia 30 deste mês para se inscreverem. As atividades devem começar em 12 de maio próximo.

O curso surgiu a partir de uma demanda do projeto de treinamento profissional em gerenciamento de resíduos dos laboratórios de aulas práticas da área de saúde do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV), coordenador pelas professoras Alda Maria Soares Silveira, Fabíola Alves dos Reis e Sandra Bertelli Ribeiro de Castro.

Na avaliação das três docentes, o conteúdo do curso é “imprescindível para a preservação da saúde humana e do meio ambiente e para promover a conscientização da responsabilidade individual sobre a geração e descarte desses resíduos.”

A capacitação prevê 15 horas de atividades, que serão ministradas durante três semanas, período no qual os inscritos aprenderão sobre a segregação, acondicionamento e identificação; coleta e transportes interno e externo; armazenamentos temporário e externo; tratamento e disposição final dos resíduos; além de biossegurança e erros comuns no gerenciamento.

É importante se inscrever o mais rápido possível, já que a distribuição de vagas ocorrerá de acordo com a ordem de inscrição e respeitando os critérios de reserva estabelecidos no edital: das 160 vagas disponibilizadas, 100 são destinadas a estudantes e 20 para servidores técnicos e docentes do campus. As demais são reservadas ao público externo.

Para se inscrever, basta preencher um formulário on-line (link no final deste texto) e aguardar o e-mail da organização (cursodegestaoresiduos@gmail.com) confirmando a matrícula ou indeferindo o pedido.