“Congada e Pedagogia Iniciática” é o tema da live do Grupo de Pesquisas e Estudos em Africanidades, Imaginário e Educação (Anime) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta terça-feira, dia 20, às 17h30, no YouTube. O evento gratuito e aberto ao público terá como convidada a professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Luciana Ribeiro Dias Gonçalves.

As lives do Anime têm por objetivo favorecer reflexões sobre as pesquisas da área da Educação em interface com os estudos da filosofia africana e do imaginário africano, além de fortalecer os direitos da população negra e as ações de combate ao racismo e às discriminações. A coordenação do grupo de pesquisas é do professor da Faculdade de Educação e diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira

Pesquisadora convidada

Luciane Gonçalves é pós-doutora em Estudos Sociais pela Universidade de Coimbra (Portugal); doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e mestra em Educação pela UFU. A professora coordena o Projeto TransNegressão, que visa preparar estudantes negros para o acesso à pós-graduação. É filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e integra a Fundação Municipal Zumbi de Palmares e o corpo docente do curso pré-vestibular para negros, ambos na cidade de Ituiutaba (MG).

Tem experiência na educação básica, como professora regente da educação Infantil e séries iniciais (alfabetização e letramento) e diretora escolar. Na UFU, atua na formação inicial de professores na graduação em Pedagogia, com as disciplinas Estágio Supervisionado; Construção do Conhecimento Interdisciplinar; Movimentos sociais e Educação de Jovens e Adultos. Também coordena o Curso de Formação Docente em Educação para as Relações Étnico-Raciais; e desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão relacionados à implementação da Lei 10.639/03 e à educação das relações étnico-raciais.

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br