De cima para baixo: professora Claudia Thomé, Vanessa Martins, professor Marco Reis e professora Edna de Mello (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação realizada no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mapeou as técnicas comunicacionais do Wizarding World Book Club, um clube do livro online de Harry Potter criado pelo Pottermore (atual Wizarding World – ambiente digital oficial da saga). A finalidade do estudo da publicitária Vanessa Coutinho Martins é compreender as estratégias do clube e quais foram suas consequências para a comunicação, bem como entender as mudanças que a literatura sofre nos distintos ambientes conversacionais entre 2017 e o fim de 2018.

De acordo com Vanessa, a plataforma possui características das redes sociais utilizadas (Facebook, Twitter, Instagram, Periscope e o próprio site). Ela explica que, pelo fato de o meio moldar o conteúdo, cada plataforma tem seus próprios efeitos em nossas percepções. Com isso, o surgimento de novos espaços e distintas tecnologias tem a capacidade de produzir outras formas de sociabilidade.

Segundo a pesquisadora, o clube do livro tem atributos que se adaptam à realidade digital com potencial para oferecer diversas vivências literárias. “No Wizarding World Book Club, identificou-se uma migração de conteúdo que foi capaz de proporcionar diferentes experiências literárias, desde a criação de novos clubes de leitura não oficiais, a espaços de troca de informações em que os leitores produziram conteúdos e geraram informações valiosas, não apenas ao fandom, mas para o próprio Pottermore e até mesmo para a autora da obra, na medida em que a literatura, lacunar por origem, se completa no leitor” explica.

De acordo com a publicitária, a escolha da narrativa de Harry Potter envolve a paixão pela saga e o reconhecimento de uma obra que reúne leitores em todo o mundo e de diferentes gerações. Sendo assim, para ela, o estudo adquire importância no meio social, na medida em que fornece um registro de experiências humanas contemporâneas.

A professora orientadora da dissertação, Cláudia de Albuquerque Thomé, reitera a importância da pesquisa para o ambiente comunicacional. Na opinião dela, a pesquisa aborda as obras literárias no contexto das redes sociais. “O estudo analisa como se configuram as estratégias na web para atrair leitores e manter a evidência dessa literatura que desliza no campo midiático. É de extrema relevância entender estratégias contemporâneas e como as ações na web são ou não efetivas na busca por laços sociais com leitores e fãs”

Contatos:
Vanessa Coutinho Martins
vanessacoutinhomartins@gmail.com

Cláudia de Albuquerque Thomé – Orientadora
cthomereis@gmail.com

Banca Examinadora:
Profª Drª Cláudia de Albuquerque Thomé – (UFJF – Orientadora)
Prof. Dr. Marco Aurelio Reis – (UFJF)
Profª Drª Edna de Mello Silva – (UNIFESP)

Outras informações: (32) 2102-3601 – Programa de Pós-Graduação em Comunicação