O objetivo da atividade é promover a aproximação entre a comunidade acadêmica e a rede de apoio. (Myriams Fotos/Pixabay)

Estudantes e professores do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) que realizam atividades com a população em situação de rua participam nesta segunda-feira, 12, de uma roda de conversa dedicada a promover uma aproximação da comunidade acadêmica com as instituições que trabalham com esse público.

O evento é promovido pelo programa de extensão “A Rua é Nóiz: Rede Interinstitucional de Amparo à População em Situação de Rua” e conta com a participação de outras três iniciativas dessa rede de apoio: a Equipe Consultório na Rua, o Abrigo Noturno e o Centro Pop. Os professores do campus, Carina Carvalho Silvestre e Carlos de Faria Junior, são os responsáveis por ministrar os conteúdos.

Na avaliação da coordenadora da roda de conversa e docente da UFJF-GV, Waneska Alexandra Alves, a atividade “tem fundamental importância para o sucesso das ações futuras do projeto, já que permitirá ampliar a compreensão acerca das ações e dificuldades que os profissionais da saúde enfrentam no dia a dia frente ao cuidado das pessoas que vivem em situação de rua. É objetivo do projeto apoiar o fortalecimento dessa rede de apoio, que inclui não somente o setor de saúde, mas também a assistência social e outros”, afirma.

A expectativa é que ao final da roda de conversa “Direitos e Saúde da População em Situação de Rua” aconteça um “estreitamento da relação ensino-serviço-comunidade, através da colaboração entre todos para um melhor suporte às necessidades inesperadas e essenciais para a perpetuação da vida.”