O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para esta quarta-feira, 14, as inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021. Com a alteração, várias outras datas foram modificadas. Os resultados da chamada regular serão divulgados no próximo dia 16. O prazo para participar da lista de espera ocorre entre 16 e 23 de abril, na plataforma do sistema. A matrícula da chamada regular passa a ser realizada entre 19 e 23 de abril, enquanto as convocações dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino podem ser realizadas a partir de 27 de abril.

Os únicos requisitos para a realização da seleção é ter feito as provas da edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter concluído o Ensino Médio e não ter zerado a prova de redação. O Sisu é um dos principais métodos de entrada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Como se inscrever
Para se inscrever, o candidato deve acessar a página do Sistema e informar o número de inscrição e a senha utilizada no Enem 2020. Logo após, deve confirmar os dados e, em seguida, escolher dois cursos pretendidos, assim como a modalidade de ingresso. É possível alterar a escolha dos cursos durante o período de inscrição, de acordo com as preferências e as chances de conseguir a vaga, a partir das parciais de notas de corte.

Dentre as vagas da UFJF, o candidato encontra nove grupos de acesso, sendo um de ampla concorrência e oito destinados para as ações afirmativas. Confira o quadro abaixo:

Vagas na UFJF
Para o primeiro semestre de 2021, são oferecidas 1.386 vagas em 61 cursos da UFJF, nos campi Juiz de Fora e Governador Valadares. No campus-sede, são distribuídas 1.174 vagas, entre 51 graduações. Já em Governador Valadares, 212 oportunidades serão direcionadas para outros dez cursos. Mais de 700 vagas são destinadas às ações afirmativas, conforme o Termo de Adesão divulgado pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

Matrículas e lista de espera
A pré-matrícula on-line para os aprovados na chamada regular ocorre entre os dias 20 e 25 de abril. A data para envio de documentos via sistema ocorre entre 4 e 7 de maio. Os candidatos devem ficar atentos à escolha do grupo e aos documentos que a UFJF exige para a realização da matrícula, no caso de aprovação. As informações estão divulgadas na página da Coordenadoria Geral de Assuntos Acadêmicos (Cdara).

Sistema de Seleção Unificada