A primeira edição da publicação já está disponível

Já está disponível a primeira edição do “Jornal Vladimir Herzog”. A publicação é uma iniciativa do Diretório Acadêmico (DA) de Medicina do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV), e seu título homenageia o jornalista brasileiro torturado e morto pelo regime militar em 1975.

Gratuito e bimestral, o veículo tem o objetivo de difundir informações de interesse não apenas do próprio curso, mas de todo o campus e até mesmo da comunidade externa. E a expectativa é que ele funcione como um espaço de diálogo, conforme explica o presidente do DA:

“O déficit informativo na universidade é gigante. No geral, os informes são rasos, não se relata muito sobre os produtos dos projetos, programas, premiações de alunos. O espaço de diálogo, que já era pouco, na pandemia diminuiu ainda mais. O jornal surge na intenção de suprir esse gap noticiário e cultural do curso de medicina e do campus como um todo, trazendo participação de discentes, docentes, membros do corpo administrativo do campus, notícias nacionais, regionais e locais, com foco no curso de medicina do campus, mas relacionando conteúdos dos direitos humanos, sociologia, antropologia e etc.”, detalha André Luiz Souza Gomes

A cada número, o jornal vai trazer colunas escritas por professores e estudantes de medicina, espaço cultural e área para comentários, além de reprodução de conteúdos produzidos por outros veículos e entrevistas com atores importantes no meio universitário e local.

Nesta primeira edição, por exemplo, o periódico traz matérias sobre os riscos do “kit covid” para a saúde, sobre um projeto de extensão do campus voltado para a população em situação de rua e também sobre uma das dezenas de ligas acadêmicas da UFJF-GV, assim como sugestões de filmes, livros e músicas. Além disso, é possível acompanhar a situação da pandemia em Governador Valadares. Já na seção de entrevista, rola um bate-papo com o recém nomeado diretor-geral do campus, Ângelo Denadai.

Para ter acesso à publicação, acesse o perfil do DA no Instagram.