Tem início, nesta terça-feira, 6, e vai até sexta, 9, o período de inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021. Os resultados serão divulgados no próximo dia 13. Os únicos requisitos para a realização da seleção é ter feito as provas da edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter concluído o Ensino Médio e não ter zerado a prova de redação. O Sisu é um dos principais métodos de entrada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Como se inscrever
Para se inscrever, o candidato deve acessar a página do Sistema e informar o número de inscrição e a senha utilizada no Enem 2020. Logo após, deve confirmar os dados e, em seguida, escolher dois cursos pretendidos, assim como a modalidade de ingresso. É possível alterar a escolha dos cursos durante o período de inscrição, de acordo com as preferências e as chances de conseguir a vaga, a partir das parciais de notas de corte.

Dentre as vagas da UFJF, o candidato encontra nove grupos de acesso, sendo um de ampla concorrência e oito destinados para as ações afirmativas. Confira o quadro abaixo: 

Vagas na UFJF
Para o primeiro semestre de 2021, são oferecidas 1.386 vagas em 61 cursos da UFJF, nos campi Juiz de Fora e Governador Valadares. No campus-sede, são distribuídas 1.174 vagas, entre 51 graduações. Já em Governador Valadares, 212 oportunidades serão direcionadas para outros dez cursos. Mais de 700 vagas são destinadas às ações afirmativas, conforme o Termo de Adesão divulgado pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

Matrículas e lista de espera
As matrículas dos aprovados na primeira chamada ocorrem entre os dias 14 e 19 de abril. Os candidatos devem ficar atentos à escolha do grupo e aos documentos que a UFJF exige para a realização da matrícula, no caso de aprovação. Essas informações serão divulgadas, em breve, na página da Coordenadoria Geral de Assuntos Acadêmicos (Cdara). Quem quiser se inscrever para as listas de espera terá entre 13 e 19 de abril para se manifestar.

Outras informações
Sistema de Seleção Unificada