Evento com a pesquisadora Fernanda Thomaz é gratuito e aberto ao público

“Um diálogo entre História da África, História Pública e Educação” é o tema da live do Grupo de Pesquisas e Estudos em Africanidades, Imaginário e Educação (Anime) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta terça-feira, dia 6, às 17h30, no YouTube. O evento gratuito e aberto ao público terá como convidada a professora de História da África da UFJF, Fernanda do Nascimento Thomaz.

Os encontros virtuais do Anime pretendem favorecer reflexões sobre as pesquisas da área da Educação em interface com os estudos da Filosofia Africana e do imaginário africano. O Anime também tem por objetivo fortalecer os direitos da população negra e as ações educativas de combate ao racismo e às discriminações. A coordenação do grupo de pesquisas é do professor da Faculdade de Educação e diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira

Pesquisadora convidada

Fernanda Thomaz é doutora, mestra e graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora de História da África, sua tese “Casaco que se despe pelas costas: a formação da justiça colonial e a (re)ação dos africanos no norte de Moçambique, 1894 – c. 1940” buscou compreender como os africanos reagiram ao processo de consolidação e à implementação do Estado colonial português em Moçambique, nas regiões sul, centro e norte.

Entre suas publicações está a organização da obra “Afrikas: histórias, culturas e educação, pela Editora da UFJF, contendo 15 capítulos desenvolvidos por pesquisadores do curso de Especialização em História da África da UFJF, fomentando o debate sobre as africanidades em África e na diáspora, bem como os desafios para o seu ensino no Brasil.

Fernanda Thomaz também é líder do Afrikas, grupo que desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão relacionadas à história e a culturas africanas, realizando pesquisas sobre as diferentes experiências e práticas sócio-políticas e culturais dos africanos e de seus descendentes na África e em outras áreas geográficas. Atua principalmente nos seguintes temas: Moçambique, estado e colonialismo; Poder, discurso e identidade.

Siga o Anime nas redes sociais:

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br