A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  decidiu, nesta quarta-feira (31), adiar a aplicação das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) – módulo I. Inicialmente prevista para os dias 24 e 25 de abril, a aplicação das provas está suspensa  por prazo indeterminado, até que se possa ter um melhor cenário da pandemia em nossa região. 

A decisão foi tomada após ouvir as recomendações do Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas da UFJF sobre o Novo Coronavírus, o quadro epidemiológico em Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais e em todo o Brasil. A avaliação levou em conta também a complexa logística envolvida na aplicação das provas e a necessária observação dos cuidados com a saúde e o bem-estar dos candidatos e dos trabalhadores envolvidos no processo. 

Esses parâmetros e cuidados também motivaram o adiamento das provas do módulo II do Pism, em comunicado divulgado em 8 de março. Naquele momento o município de Juiz de  Fora adotava medidas mais restritivas no enfrentamento da pandemia; posteriormente todo o estado de Minas Gerais passou a operar na “onda roxa” por decisão do governo estadual. 

As avaliações do  Pism III aconteceram em 27 e 28 de fevereiro com a UFJF adotando rígidos protocolos de segurança sanitária, com ações de prevenção tanto para participantes quanto para as equipes que auxiliaram na aplicação. As medidas incluíram redução do número de pessoas por sala, obrigatoriedade do uso de máscaras, higienização de sacos de armazenamento de provas e a checagem de documentos sem contato.  

Com estas medidas, a UFJF entende que contribui fortemente para a redução dos riscos à saúde de seus trabalhadores e trabalhadoras, de seus alunos, dos candidatos ao Pism  e da comunidade. A Universidade continuará monitorando a situação e reforça a necessidade do uso de máscaras, da atenção aos cuidados de higiene das mãos e da manutenção do distanciamento social. Todas as decisões poderão ser revistas caso as condições epidemiológicas sejam alteradas.