O Fórum Permanente da Diversidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) prorrogou o mandato dos atuais representantes até o mês de dezembro deste ano. A medida foi definida em reunião ordinária on-line realizada nesta quarta-feira,  31. Também foi estabelecido que no próximo encontro, agendado para o dia 27 de abril, das 9h às 12h, será realizada a eleição de novos membros para a ocupação das vagas atualmente ociosas. 

Conforme o diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira, que presidiu a reunião, a intenção das deliberações é garantir o trabalho de construção de uma política de ações afirmativas para a instituição, mesmo neste momento de excepcionalidade sanitária e de muitos desafios impostos a todas e todos. 

As regras para a eleição e o quantitativo de vagas ainda serão formulados e divulgados à comunidade neste portal.

“Só retomamos os trabalhos na tarde de hoje, devido às dificuldades que tivemos por conta da pandemia, especialmente no final de 2020. O prolongamento do mandato de 2020 para 2021 foi aprovado por todos os participantes da reunião, cerca de 25 pessoas, entre professores, estudantes, técnico-administrativos em educação e representantes de movimentos sociais externos à UFJF.”

Oliveira acrescenta que foi definido o calendário de reuniões ordinárias mensais do grupo. “Teremos reuniões, a princípio on-line, nos dias 27 de abril, 25 de maio, 23 de junho, 22 de julho, 20 de agosto, 27 de setembro, 26 de outubro e 24 de novembro; em turnos alternados. Quando manhã, das 9h às 12h. Quando tarde, das 14h às 17h. Planejamos ainda um encontro no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.”

Participação e democracia 

O Fórum Permanente de Diversidade da UFJF foi instaurado em agosto de 2018, visando à elaboração participativa e democrática de uma política de ações afirmativas para a Universidade. É composto por representantes de professores, técnico-administrativos em educação (TAEs), estudantes e terceirizados da UFJF, dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, além de ativistas de movimentos sociais externos à instituição. 

Também integram o grupo o diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira; a ouvidora especializada, Danielle Teles da Cruz; e a coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão, Katiuscia Vargas.  

Confira aqui os atuais integrantes do Fórum de Diversidade da UFJF

Ações afirmativas

Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo Estado, instituições ou iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo do tempo. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todas e todos, revertendo representações negativas e combatendo preconceitos e discriminações.

Outras informações: acoesafirmativas@ufjf.edu.br