Resultado do Exame é usado para ingresso na UFJF por meio do Sisu (Foto: Pixabay)

Estão disponíveis para consulta na Página do Participante as notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, versão impressa e digital. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os estudantes podem acessar os resultados também pelo aplicativo do Enem.

Para ter acesso às notas, os participantes devem utilizar o login único do governo federal. Caso o aluno ou a aluna tenha esquecido a senha, o sistema permite recuperá-la.

As notas do Enem são usadas para ingresso na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para o primeiro semestre de 2021 são oferecidas 1.386 vagas em 61 cursos da UFJF nos campus de Juiz de Fora e de Governador Valadares.

No campus-sede são distribuídas 1.174 vagas entre 51 graduações. Já em Governador Valadares, 212 oportunidades serão direcionadas para outros 10 cursos. Mais de 700 vagas são destinadas às ações afirmativas, conforme o termo de adesão divulgado pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

As inscrições para o Sisu estarão abertas entre os dias 6 e 9 de abril e os resultados serão divulgados no dia 13 do mesmo mês. Os únicos requisitos para a realização da seleção é ter feito as provas da edição 2020 do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem), ter concluído o Ensino Médio e não ter zerado a prova de redação.

Para se inscrever no Sisu, o candidato deve acessar a página do Sistema e informar o número de inscrição e a senha utilizada no Enem 2020. Logo após, o interessado precisa confirmar os dados e, em seguida, escolher dois cursos e a modalidade de ingresso. É possível alterar a escolha dos cursos durante o período de inscrição, de acordo com as preferências e as chances de conseguir a vaga, a partir das parciais de notas de corte.

Dentre as vagas da UFJF, o candidato encontra nove grupos de acesso, sendo um de ampla concorrência e outros oito destinados para as ações afirmativas. Confira o quadro abaixo:

Matrículas e lista de espera
As matrículas dos aprovados na primeira chamada ocorrem entre os dias 14 e 19 de abril. Os candidatos devem ficar atentos à escolha do grupo e aos documentos que a UFJF exige para a realização da matrícula, no caso de aprovação. Essas informações serão divulgadas, em breve, na página da Coordenadoria Geral de Assuntos Acadêmicos (Cdara). Quem quiser se inscrever para as listas de espera terá entre 13 e 19 de abril para se manifestar.

Sistema de Seleção Unificada