Bas’Ilele Malomalo  tem experiência na área das Ciências Sociais, Historia da África e do Negro no Brasil (Foto: Arquivo pessoal)

“A Filosofia do Ubuntu” é o tema da live do Grupo de Pesquisas e Estudos em Africanidades, Imaginário e Educação (Anime) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta terça-feira, dia 30, às 17h30, no YouTube. O evento gratuito e aberto ao público terá como convidado o professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab),  Bas’Ilele Malomalo.

Os encontros virtuais do Anime têm por objetivo favorecer reflexões acerca das pesquisas da área da Educação em interface com os estudos da Filosofia Africana e do imaginário africano, desenvolvidos em África e na Diáspora. O  Anime também pretende fortalecer os direitos da população negra e as ações educativas de combate ao racismo e às discriminações. A coordenação do grupo de pesquisas é do professor da Faculdade de Educação e diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira

Siga o Anime nas redes sociais: Instagram Facebook YouTube

Pesquisador convidado 

O convidado desta semana, professor Bas’Ilele Malomalo. é pós-doutor e doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atua como professor nas graduações em Relações Internacionais e em Ciências Sociais da Unilab, e no Mestrado Interdisciplinar em Humanidades do Instituto de Humanidades e Letras da mesma instituição. Também é  docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica de Salvador.

O docente coordena o “Grupo de Pesquisa África-Brasil: produção de conhecimentos, sociedade civil, desenvolvimento e cidadania global”; é pesquisador associado do Centro dos Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (Cladin-Unesp); do Centro de Ciência e Tecnologia para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Interssan-Unesp); e da Rede para o Constitucionalismo Democrático Latino-Americano. 

Malomalo tem experiência na área das Ciências Sociais, Historia da África e do Negro no Brasil, atuando, principalmente, nos temas seguintes: sociologia africana; estudos das relações raciais; multiculturalismo; migrações; cooperação internacional; desenvolvimento sustentável; direitos da natureza; segurança alimentar e nutricional.

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br